|Eleições 2022|: PSD divulga lista para federal e prevê eleger 2 em MT
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O Partido Social Democrático (PSD) tem 13 pré-candidatos a deputado federal nas eleições de outubro deste ano. Anteriormente, havia 14, mas o ex-secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Nilton Borgato, foi preso pela Polícia Federal na Operação Descobrimento pela suspeita de integrar uma quadrilha destinada ao tráfico internacional de cocaína.
No rol de candidatos, está o ex-deputado estadual Gilmar Fabris, com plenos direitos políticos recuperados após o STJ (Superior Tribunal de Justiça) reconhecer a prescrição de uma ação penal que resultou em condenação no Tribunal de Justiça e lhe impediu a diplomação pela Justiça Eleitoral para a legislatura 2019-2023, ainda que tenha obtido 22.913 votos. Outro nome de destaque é o advogado Irajá Lacerda, ex-chefe de gabinete do senador Carlos Fávaro (PSD) e filho do ex-deputado estadual e atual suplente de senador, José Lacerda.
Pela legislação eleitoral, os partidos poderão lançar nove candidatos a deputado federal em Mato Grosso reservando 30% deste total às mulheres. Ou seja, a legenda terá que reduzir os números de postulantes.
Outros nomes de expressão do PSD são o ex-presidente da Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso), Rui Prado, que foi candidato derrotado a vice-governador na última eleição geral na chapa encabeçada por Pedro Taques, e o ex-vice-prefeito de Rondonópolis (225 km ao Sul de Cuiabá), Ailon Arruda, o ex-deputado estadual Pedro Satélite, e a ex-prefeita de Castanheira, Mabel de Fátima Milanezi. Com base eleitoral em Cáceres (217 km de Cuiabá), a ex-reitora da Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso), Ana Di Renzo, e a ex-vereadora por Poconé (104 km de Cuiabá), Camila Silva, também são opções do partido.
A relação ainda se completa com o ex-prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, o “Maurão”, e o ex-prefeito de Matupá, Fernando Zafonato, o empresário de Rondonópolis, Thiago Tropical, e Antônio Dilceu Guzati, que tem domicílio eleitoral em Tangará da Serra. A legenda projeta eleger dois parlamentares.
fonte;folhamax