Eleições: 15 mulheres comandarão prefeituras de MT

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Mato Grosso elegeu 15 mulheres para comandar prefeituras, das 141 que estavam em disputa neste domingo (15). O destaque fica para duas cidades vizinhas que a partir de 1º de janeiro de 2021 terão comando feminino: Barão de Melgaço e Santo Antônio de Leverger. 

Em dois dos grandes municípios do estado houve substituição de prefeitas mulheres, como em Várzea Grande e Sinop, onde Kalil Baracat (MDB) foi eleito para a sucessão de Lucimar Campos (DEM) e Roberto Dorner (PDT) irá ocupar a cadeira no lugar de Rosana Martinelli (PR), respectivamente.

Em Barão de Melgaço (distante 110km de Cuiabá), Margareth de Munil (PSDB) foi eleita com 2.353 mil votos. Já em Leverger, Franciele Magalhães (PTB) conseguiu a vitória com 5.154 mil votos. 

Além delas, que comandarão o Executivo de cidades próximas da capital, em Cáceres e em Conquista D’Oeste, situadas na região Oeste, também elegeram mulheres. Em Cáceres (distante 220km de Cuiabá), a atual vice-prefeita Eliene Liberato (PSB) venceu o confronto político com 15.881 mil votos. 

Ela, apesar de ser vice-prefeita, não era apoiada pelo atual prefeito Francis Maris, que lançou Paulo Donizete (PSDB) para sua sucessão. Paulo ficou em terceiro, atrás de Engenheiro Nakamoto. 

Em Conquista D’Oeste (distante 532km de Cuiabá), a atual prefeita, Maria Lucia (PL), conseguiu se manter no cargo e bateu o segundo colocado com mais de 300 votos de frente. 

Maria Lucia não tinha apoio de políticos da região. O deputado Valmir Moretto (Republicanos), por exemplo, apoiava o candidato José Carlos, que foi derrotado. Maria Lucia falou com a reportagem do Olhar Direto e disse que apesar de não ser apoiada pelo parlamentar da região, continuará contando com os trabalhos dele para o desenvolvimento da região. 

“Eu sempre vou lutar por uma Conquista melhor. Eu amo essa terra e quero agradecer aos eleitores que acreditam em nosso trabalho e novamente me deram uma oportunidade de continuar a trabalhar por nós. Conquista está buscando o desenvolvimento todos os dias, e mesmo sem apoio de alguns político, vamos continuar sempre buscando o melhor para que nossa cidade cresça cada vez mais”, comentou a prefeita ao Olhar Direto. Maria Lúcia teve 1.248 mil votos e o segundo colocado 964. 

As outras mulheres eleitas foram Marilda Sperandio da cidade de Alto Taquari, Carmen Marinez de Carlinda, Andrea Wagner de Jaciara, Marilza Augusta de Nova Brasilândia, Dra Janilza de São Félix do Araguaia, Inês Coelho de Torixoréo, Seluir Peixer de Aripuanã, Gheysa Borgato de Glória D’Oeste, Luzia Brandão de Ribeirão Cascalheira, Jo Soarea de Souza de Santa Cruz do Xingu e Ana Maria Casagrande da cidade de Nova Maringá.

Em Cuiabá, a única mulher na disputa ficou em terceiro lugar. Gisela Simona (Pros) conseguiu pouco mais de 52 mil votos e não conseguiu ir para o segundo turno. Na Câmara de Cuiabá, duas vereadoras foram eleitas e serão empossadas em 2021 para os trabalhos legislativas. 

fonte;olhardireto

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *