|EDUCAÇÃO|: EMEI de Rondonópolis desenvolve trabalho a partir da Abordagem Projetual
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O brincar da criança é levado a sério nas unidades de ensino de Rondonópolis, dessa forma a Escola Municipal de Educação Infantil Machado de Assis está desenvolvendo um trabalho a partir da Abordagem Projetual desde 2022 tornando o processo de aprendizagem significativo.
O trabalho desenvolvido pela diretora Márcia Weber e a coordenadora Michele Pombo tem foco nos contextos investigativos. “Estamos sempre buscando meios para sustentar as brincadeiras e as investigações das crianças”, explicou Weber.
A Abordagem Projetual foca em como é estruturado o ambiente para a educação infantil de forma a contribuir positivamente no processo de desenvolvimento das crianças com meios de construção da autonomia, pois através do brincar elas se expressam, desenvolvem, conhecem o mundo, investigam e aprendem.
O pátio da Machado de Assis está equipado proporcionando aos estudantes vivenciarem a experiência de diversos cenários como um restaurante com direito a cardápio e caixa ou um ateliê de artes com pinturas, modelagem, recorte e muitas opções de texturas.
“Esse ano já montamos os primeiros contextos que são contexto da psicomotricidade, jogo simbólico de casa e fantasias, jogo simbólico de restaurante, contexto da leitura de histórias, ateliê, construtividade e o contexto tecnológico. Todos os espaços foram pensados a partir do que conhecemos até o momento das crianças e de seus interesses”, explicou Pombo.