DONOS DO BRASIL|: Em MT, Lula diz que indígenas têm direito a “quantas terras forem necessárias”
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que os povos indígenas têm direito a “quantas terras forem necessárias” para manter a sua cultura. A declaração foi feita nesta sexta-feira (4) durante visita à aldeia Piaraçu, localizada na Terra Indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em São Félix do Araguaia (a cerca de 1.100 km de Cuiabá).
A declaração polêmica ocorreu ao final da cerimônia, na qual condecorou o cacique Raoni Metuktire com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito. A honraria é oferecida a instituições e cidadãos brasileiros e estrangeiros em reconhecimento por serviços prestados ao país. No caso de Raoni, por sua liderança política de destaque, na defesa do meio ambiente e dos direitos indígenas.
“Os que reclamam que os indígenas tem muita terra no Brasil, o equivalente a 14% do território nacional. Não se deve esquecer que um dia os indígenas tinham todo 100% do território nacional”, afirmou em um discurso firme.
No discurso que durou cerca de 20 minutos ele ainda reforçou o destaque dos povos originários para a contenção da crise climática e, por isso, a importância do direito dos povos à propriedade.
“Portanto, vocês têm direito de reivindicar, de brigar e de conquistar, quantas terras forem necessárias, para a gente manter o povo indígena, a sua cultura e a sua tradição. Viva os povos indígenas brasileiros!”, concluiu.
hnt.