Dom Bonifácio é sepultado com despedida emocionante na Catedral de Cuiabá

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Em uma despedida marcada por lágrimas, balões brancos, flores, orações e músicas, o bispo emérito da Arquidiocese da Capital, Dom Bonifácio Piccinini, foi sepultado, na manhã desta segunda-feira (30), por volta das 10h, na cripta da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá.

O arcebispo da Capital, Dom Milton Santos, afirmou, a reportagem, que o corpo de Dom Bonifácio está repousando na cripta da Catedral, e que as lágrimas de hoje devem ser convertidas em fé, pois ele está mais junto de todos.

“15 dias antes ele dizia Dom Milton eu estou morrendo, eu dizia não o senhor está nascendo. É o conceito. A morte é uma questão também de cultura, para Igreja o momento dá morte é um momento de nascimento, é um momento de alegria… O dia que a gente chega com Deus em plenitude é o grande nascimento, então, nós nascemos aqui nesta terra, para nascermos totalmente no dia da nossa morte. É o maior nascimento. A lembrança dele fica em nós”, explicou o arcebispo. 

A despedida final foi marcada pela presença de autoridades como o prefeito reeleito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), o deputado estadual Wilson Santos (PSDB), que representava a Assembleia Legislativa, e uma participação massiva dos sacerdotes e fiéis da Capital. 

“Ele ficou a frente da arquidiocese por quase 30 anos. Um clérigo rigoroso consigo mesmo e com seus fieis, expandiu grandemente a infraestrutura da Igreja. Tinha uma relação institucional perfeita com todos os chefes de poderes. Uma figura histórica, lendária, em nome da Assembleia Legislativa, vim aqui dar o último adeus”, disse Wilson Santos. 

Dom Bonifácio, foi velado durante o domingo (29), até a manhã de segunda-feira, sendo sepultado após a Missa Exequial, que é celebrada em memória do falecido. Durante as despedidas, missas de corpos presentes foram realizadas de duas em duas horas, pelo sacerdotes de Cuiabá.

O bispo emérito de Cuiabá morreu na noite de sábado (28). Ele estava internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Estadual Santa Casa desde o dia 23 de novembro, após ter oscilação na pressão arterial. Bonifácio tinha 91 anos, e era natural da cidade de Luís Alves (SC). Ele esteve comandou a arquidiocese de Cuiabá de 1981 a 2004. 

fonte;reportermt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *