|DISCURSO PARA DEPUTADOS|: Sem equilíbrio fiscal, Estado jamais será eficiente, afirma Mendes

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O governador Mauro Mendes (União) pediu que os deputados empossados para a 20ª legislatura ajudem o Governo a vencer os desafios dos próximos quatro anos. Em um discurso de pouco mais de 10 minutos, ele citou a necessidade de se manter o equilíbrio fiscal do Estado para conseguir fazer entregas.

“Nos próximos anos, os desafios serão diferentes, mas não menores. Quando iniciamos há 4 anos, o momento era de recuperar Mato Grosso, de  fazer o equilíbrio fiscal ser importante ferramenta e através dela construir políticas públicas”, disse.

“Tenho falado muito disso e é preciso repetir para que pessoas compreendam que sem equilíbrio fiscal jamais teremos políticas públicas eficientes. Como fazer saúde sem dinheiro para investir? Como melhorar a infraestrutura sem dinheiro?”, questionou.

Os 24 novos deputados tomaram posse em uma cerimônia na manhã desta quarta-feira (1º) no Teatro Zulmira Canavarros, anexo à Assembleia.

Mendes disse que vai manter uma “convivência pacífica” com os parlamentares e pediu que seus secretários dele dêem acesso a todas as informações requisitadas pela Assembleia.

Eles têm o dever de fiscalizar e vão ter, dento da devida forma legal, acesso a toda e qualquer informação do Governo, visitar os órgãos, as obras

“Peço que todos do Executivo vejam esses senhores e senhoras desta Casa. Eles têm o dever de fiscalizar e vão ter, dento da devida forma legal, acesso a toda e qualquer informação do Governo, visitar os órgãos, as obras”, afirmou.

Confira os principais trechos do discurso:

Cumprimentos todos os deputados eleitos para o quadriênio 2023/2026.

Desejo a todos um profícuo mandato. Cada um se elegeu representando um parte da população de Mato Grosso, um segmento e desejo que todos em 4 anos possam, de maneira exitosa, cumprir esse compromisso, acima de tudo o grande papel que esta Casa possui dentro do Estado.

Compete fundamentalmente à Assembleia fiscalizar, aprovar as leis e atos normativos para que nós do Executivo e todos os Poderes possamos a partir dessa premissa cumprir nosso papel.

Trabalhar em harmonia, sintonia, cada um respeitando sua função em cumprir relevantes papéis que todos têm e devemos cumprir para todos cidadãos. Independe de terem votado ou não em vocês ou em mim, todos temos dever de olhar e pensar em todos de Mato Grosso.

Novamente, teremos tempos de tranquilidade, entrega e realizações e é isso que a população vai cobrar, que possamos trabalhar na sintonia que busca entregar resultados.

Na legislatura que encerramos e 18 de vocês estiveram aqui há 4 anos se lembram como estava Mato Grosso naquele momento. Tivemos que tomar medidas importantes e corajosas, disruptivas para romper com aquele Estado que não se conseguia internamente atender suas demandas e externamente cumprir seu papel.

As medidas tomadas foram aprovadas pela Assembleia na legislatura anterior. E quero agradecer a cada deputado que continua conosco nesta legislatura. E a todos que não continuam. Vejo aqui o Joãozinho [João Batista], Gimenez e em nome dos dois e aos demais que não irão voltar, obrigado pela contribuição, apoiando o governo e, de maneira responsável e democrática, também criticando.

A boa crítica, respeitosa e construtiva, é fundamental para ampliação do parlamentar e evolução do Executivo.

Neste momento que iniciamos novo mandato, eu iniciei no dia 1º e vocês agora, que possamos usar desta boa experiência e bons resultados que já conseguimos, nos inspirar e melhorar atuação harmônica, respeitosa de convivência.

Nos próximos anos, os desafios serão diferentes, mas não menores. Quando iniciamos há 4 anos, o momento era de recuperar Mato Grosso, de fazer o equilíbrio fiscal ser importante ferramenta e através dela construir políticas públicas que só são possíveis com equilíbrio fiscal.

A boa crítica, respeitosa e construtiva é fundamental para ampliação do parlamentar e evolução do Executivo

Tenho falado muito disso e é preciso se repetir para que pessoas compreendam que sem equilíbrio fiscal jamais teremos políticas públicas eficientes.

Como fazer saúde sem dinheiro para investir? Como melhorar a infraestrutura sem dinheiro? Como fazer uma educação melhor se não tivermos recursos para investir nos mais importantes pilares desse setor? E assim vale para todas as áreas.

Governo tem compreender que entre 3,7 milhões de mato-grossenses todos têm, sob sua ótica, demandas que precisam ser compreendidas, trabalhas e atendidas.

Nos próximos quatro anos, vamos ter outros desafios. Falei no dia da minha posse do grande desafio que é Mato Grosso ter serviços públicos mais eficientes. Eficiência é fazer mais com menos e entregar resultado para os quais fomos contratados. É ter foco na sociedade e no cidadão.

Tenho feito e vou continuar fazendo no executivo esse trabalho. E vejo aqui os nossos secretários. Quero dizer a eles que vamos aprimorar mais o que já estamos fazemos. Eu iniciei o atual mandato com muita energia e vontade, querendo fazer muito mais. A história de que segundo mandato é um mandato cansado, é uma máxima que não vai se aplicar em Mato Grosso.

Deveremos ter com o legislativo um trabalho de convivência pacífica. Peço que todos do Executivo vejam esses senhores e senhoras desta casa. Eles têm o dever de fiscalizar e vão ter, dento da devida forma legal, acesso a toda e qualquer informação do Governo, visitar os órgãos, as obras para que possam fazer o papel que a população lhes atribuiu.  

Quero que todos sejam vistos como parceiros, e parceiros precisam receber informações e ter acessos a tudo àquilo que fazemos.

Sei que desafios serão grandiosos, mas confio em Deus na equipe que montamos nos parceiros e vejo nesta Casa.

Que todos nos possamos andar no princípio da lealdade e do trabalho coletivo. Parabéns a todos e um grande mandato a cada um nos próximos quatro anos.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *