DEU NEGATIVO|: Exame descarta suspeita de gripe aviária em Mato Grosso, diz Indea
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O Indea, Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso, confirmou, na tarde desta segunda-feira, o resultado negativo no exame que investigou a suspeita de um caso de gripe aviária no município mato-grossense de Nova Brasilândia.
O material foi coletado no município e enviado para análise em um laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
As aves eram criadas para subsistência em uma propriedade rural.
Com a confirmação do resultado negativo, Mato Grosso segue livre da gripe aviária.
Desde a última sexta-feira, o Estado intensificou os protocolos de vigilância para impedir a entrada da Influenza aviária no Estado.
A medida foi adotada depois que o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou um caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul.
Os protocolos de segurança envolvem o aumento no número de inspeções em propriedades rurais que possuem aves de fundo de quintal, além de ações de fiscalização e monitoramento em granjas comerciais.
Ainda, o aumento na coleta de amostras de secreções de galinhas, patos, gansos e perus de criações domésticas, e fiscalização de barreiras sanitárias em veículos com produtos e animais vindos do Sul do país.
sápicua.