DEFESA CIVIL|: Entenda o porque nível do Rio Vermelho tem se tornado motivo de preocupação
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Na segunda quinzena de fevereiro de 2023, o Rio Vermelho apresentava nível que chegou a ultrapassar a casa dos 4 metros. Em 2024, em pleno período chuvoso, a situação é bem diferente e preocupa as autoridades.
Na última medição feita pela Defesa Civil, no fim da última semana, o nível do Rio estava em 1,49 metro. Nesta época do ano, historicamente, deveria estar com pelo menos 3 metros.
A baixa do Rio Vermelho é consequência da estiagem prolongada em 2023, que inclusive prejudicou toda a cadeia de produção agrícola do estado e motivou um decreto de situação de emergência em Rondonópolis que está em vigência.
Contudo, mesmo com o início das chuvas, a situação não melhorou. Em janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou para o registro de 180 milímetros de chuva durante todo o mês.
O volume é muito abaixo do esperado para a época, visto que em janeiro de 2023 em um único dia choveu 110 milímetros na cidade.
Já pensando no período de estiagem, a situação liga o alerta devido ao abastecimento de água em Rondonópolis depender em boa parte das águas do Rio Vermelho.
primeirahora.