CULTURA SERTANEJA|: Tradição e novidade embalam a Concha Acústica no segundo dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros em Poxoréu
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O segundo dia do 21º Encontro Nacional de Violeiros, sábado (03), promete momentos de grande emoção, com apresentações que atravessam gerações e reafirmam a força da música raiz. A programação começa às 17h30, na Concha Acústica, com entrada solidária e espontânea de 1kg de alimento não perecível.
O evento é realizado pela Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT), por meio do Sesc-MT, em parceria com Prefeitura de Poxoréu, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, com apoio do Sindicato Rural de Poxoréu e Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secel -MT (Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer).
Ao longo da noite, o palco recebe orquestras de violas, duplas consagradas e estreantes. Um dos pontos altos será a apresentação da dupla Mococa & Paraíso, às 22h50, que já participou do Encontro em outras três edições e retorna com o entusiasmo de quem considera o evento um marco cultural. “Participar de um evento como este é um orgulho muito grande, porque nos sentimos parte dessa cultura raiz, que é a base de tudo. Sem raiz não existem os frutos”, afirma Paraíso.
De acordo com o violeiro, o Encontro Nacional de Violeiros é a prova que a viola veio para ficar na alma do povo brasileiro. “E o Sesc de Mato Grosso está de parabéns em ter assumido esse evento, compreendendo a importância da nossa música raiz. A identidade de um povo está na preservação da sua cultura”, ressalta.
Reconhecidos pela entrega emocional em cada canção, os dois trazem à Concha Acústica um repertório construído ao longo de décadas de estrada. “Faremos nossa apresentação como sempre temos feito: o melhor de nós mesmos. Porque cantamos com amor, com emoção, com carinho”, destaca o músico.
Para a dupla, mais do que uma apresentação, a participação representa um compromisso com a continuidade da tradição. “Compartilhar este palco com músicos mais jovens é gratificante. Isso significa que a nossa luta e nossa vida dedicada a esta música não foram em vão. Esta geração maravilhosa que vem chegando, continuará a levar esta bandeira a diante para outras gerações que ainda hão de vir”, afirma Paraíso.
Na sequência, às 23h40, o palco será tomado pela emoção da estreia da dupla Alex & Yvan, que celebra o convite após mais de 15 anos de carreira. “Desde o início da nossa trajetória, aguardávamos por essa oportunidade. Estar entre os principais nomes da viola caipira é gratificante. É um reconhecimento da nossa essência como violeiros”, conta Alex.
Com influências que remontam à infância, de quando ouviam Tião Carreiro em discos de vinil, por influência dos pais, os músicos carregam nas composições autorais a alma do interior e do sertão. No show, o público poderá ouvir músicas como ‘Viola é minha rainha’, ‘Caipira Nato’ e ‘Chora eu e a viola’. “Estamos ansiosos para participar de um evento tão emblemático e tradicional da música raiz. As expectativas são as melhores, com certeza, e esperamos que o público se emocione com a gente e sinta a força da nossa viola”, completa.
Programação completa
A programação do sábado, 3 de maio, é extensa e diversificada, com as apresentações de Batô e Cleber, Pâmella Viola e Karoline, Orquestra de Viola de Poxoréu, Orquestra Sesc de Viola – MG, Orquestra Viola Divina, e Fernando e Osmair.
A cerimônia de abertura oficial será às 21h40, seguida por Zé Mulato e Cassiano, mais uma dupla consagrada no cenário nacional da música raiz.
Após os shows na Concha Acústica, a festa continua no Palco Central, com nova apresentação de Pâmella Viola e Karoline, seguidas da dupla Munhoz e Mariano, a partir da 01h30, encerrando a edição de 2025 do Encontro de Violeiros com muito ritmo e animação.
Confira abaixo os horários das apresentações do segundo dia de evento:
Concha acústica
17h30 – Batô e Cleber
18h20 – Pâmella Viola e Karoline
19h10 – Orquestra de Viola de Poxoréu
19h30 – Orquestra Sesc de Viola (MG)
20h – Orquestra Viola Divina
20h50 – Fernando e Osmair
21h40 – Abertura oficial
22h00 – Zé Mulato e Cassiano
22h50 – Mococa e Paraíso
23h40 – Alex e Yvan
23h40 – Paulo Cruz
Palco central
00h30 – Pâmella Viola e Karoline
01h30 – Munhoz e Mariano