|CONSTRUINDO PARCERIAS|: Piscicultores e profissionais buscam apoio do Deputado Sebastião Rezende

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O deputado estadual Sebastião Machado Rezende (UB) recebeu em seu gabinete, na terça-feira (14), o engenheiro de pesca Dreyfus Lincon da cidade de São Felix do Araguaia distante a 1.040 km de Cuiabá acompanhado do piscicultor Sr Roberto da cidade de Alto Boa Vista a 951 km de Cuiabá, para discutir ideias para a construção de projetos e indicações que tragam benefícios à piscicultura e agroindústria no estado.

Além do especialista no estudo de peixes, acompanhou a reunião o ex. chefe do Departamento de Aquicultura e Pesca do MAPA, Renildo França, que apresentou ao deputado Sebastião Rezende propostas para ajudar a organizar a cadeia produtiva do pescado em Mato Grosso.

Uma das demandas dos produtores é o funcionamento do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios tem que estar instalado e operando para que os produtos da agroindústria familiar possam ser inspecionados e comercializados legalmente. Com a falta da agroindústria não tem como industrializar e comercializar o pescado na região, sendo necessário a venda para outros centros industrializados, não sendo viável comercialmente devido os preços de compra praticados pelos frigoríficos e o auto custo da produção local. 

Para Rezende, a experiência dos profissionais será fundamental para se construir propostas públicas de apoio a agricultura familiar e contemplar os piscicultores e toda a cadeia produtiva do estado que estão buscando uma saída para ajudar este setor produtivo, sustentável, que gera renda e alimentos para as pessoas.  

A piscicultura de mato-grossense esta perdendo espaço no mercado, desde 2013 onde Mato Grosso era o maior produtor de peixes no Brasil a produção só vem caindo chegando a 8º lugar em 2022, estamos perdendo para nossos estados vizinhos. Precisamos mudar isso, para que a pequena piscicultura volte a ter representatividade em Mato Grosso”, disse o parlamentar.

oficialnews.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *