|CONQUISTA|: Casa de Repouso de Guiratinga é declarada de Utilidade Pública Estadual
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) garantiu que a Casa de Repouso “Madre Gaetana Sterni”, localizada no município de Guiratinga, fosse declarada de Utilidade Pública Estadual, por meio da Lei de n.° 12.006/2023, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) pelo Poder Executivo. Com isso, a instituição fica habilitada para receber recursos públicos que ajudarão com as ações e manutenção da casa.
“É uma satisfação contribuir com essa entidade que faz um trabalho social muito importante com os idosos da região de Guiratinga, onde tive o prazer de conhecer, em setembro de 2021. Ela já conta com a parceria da gestão municipal e de doações de empresários e voluntários. Mas, infelizmente, a quantidade arrecadada não cobre todo o custo para mantê-la. Agora, com essa Lei será possível captar novos parceiros e recursos. Vou torcer para dar tudo certo!”, posicionou o parlamentar.
Associação Beneficente
A entidade foi criada em 1977, sendo de caráter filantrópico que tem o objetivo de prestar auxílio para as pessoas idosas e desamparadas que recebem hospedagem de longa permanência, alimentação e outros serviços que promovam qualidade de vida e bem-estar ao público atendido.
Além de Guiratinga, a entidade atende idosos das cidades de Alto Garças, Rondonópolis, Campo Verde e outros municípios da região. A capacidade local é para abrigar 40 pessoas, sendo que possui 19 colaboradores e assistência 24 horas.
Lei – Com a Lei Estadual sancionada – que teve o apoio do assessor Dinivaldo Lima que fez o levantamento de todas as documentações necessárias -, vai possibilitar que Casa de Repouso “Madre Gaetana Sterni” siga todos os trâmites democráticos através do Sistema de Gestão de Convênios de Mato Grosso (SIGCON) para que a instituição possa receber recursos através de emendas parlamentares.
A colaboradora Duda Bettin, que é uma das voluntárias da Casa, solicitou ao deputado uma emenda parlamentar para a aquisição de um veículo Doblo para atender as necessidades dos internos. Logo, o vereador Fernandinho oficializou, através de indicação, no final do ano passado, esse pedido para atender essa necessidade da instituição.
Já o vereador Wesllen Monteiro destacou, na última sessão plenária, na Câmara Municipal, a importância da apresentação e aprovação dessa Lei que teve também o seu pedido junto ao Thiago Silva.