Colapso: Hospitais públicos e particulares de Rondonópolis estão sem vaga de UTI para pacientes com Covid-19
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Pelo quinto dia consecutivo, Rondonópolis está com todos os leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da rede pública, lotados. O Hospital Regional e a Santa Casa do município não têm mais leitos para receber os pacientes contaminados, assim como as UTIs dos hospitais particulares.
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Hospital Regional possui 10 leitos de UTI para tratar pacientes com coronavírus e precisou disponibilizar dois leitos a mais. A Santa Casa possui 20 leitos exclusivos para Covid-19 e precisou disponibilizar mais um para um paciente que está em estado grave.
Em Primavera do Leste, a situação é a mesma. Os 20 leitos de UTI pactuados pelo estado em um hospital particular estão todos ocupados e ainda foi preciso abrir mais três. Em Campo Verde novos três leitos de UTI foram preparados, já que dos 10 que o município dispõe seguem ocupados.
As UTIs dos hospitais particulares também estão sobrecarregadas.
Em Rondonópolis já foram confirmados 19.668 casos de Covid-19 e 526 mortes pela doença.
Primavera do Leste possui 7.502 casos confirmados pelo vírus e 134 mortes.
Já em Campo Verde, são 3.523 casos confirmados e 64 mortes pelo coronavírus.
Vacinação
O plano de vacinação em Mato Grosso começou no dia 18 de janeiro imunizando apenas profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 e indígenas.
Com a chegada de novas doses, na semana passada, idosos de mais de 80 anos também começaram a ser vacinados. No total, 118.937 pessoas tomaram a primeira dose em Mato Grosso.
Ou seja, até agora menos de 3% da população do estado foi vacinada.
fonte;G1MT