Câmeras OCR intensificam a segurança pública de Campo Verde
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Para intensificar o policiamento ostensivo e preventivo com câmeras de monitoramento com sistema de Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR), a cidade de Campo Verde (MT) foi beneficiada com estes recursos implantados em rodovias federais e estaduais que cruzam o município, nas saídas de Chapada dos Guimarães, Dom Aquino e Primavera do Leste. Essa demanda vem ao encontro da indicação de n.º 4.758/2019 do deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) que fez a solicitação a Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp).
A tecnologia foi instalada em quatro pontos de monitoramento, no total de nove câmeras, com interligação ao Centro Integrado de Operações de Segurança Pública de Mato Grosso (Ciosp). De acordo com o comandante e tenente-coronel, Anderson Luiz da Silva, da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar de Campo Verde, essa é uma ferramenta muito importante para auxiliar as polícias no combate à criminalidade e as câmeras conseguem identificar os caracteres dos veículos e com a leitura já recebem o alerta.
“Por exemplo, um veículo foi tomado por furto ou roubo em Primavera do Leste e se fugir para cá, em Campo Verde, para tentar ir até Cuiabá, quando ele entrar na cidade, no nosso monitoramento OCR, já aparece o alerta. Lançamos no sistema as características dos veículos. Com este sistema de inteligência artificial conseguimos recuperá-los com mais agilidade”, explica o militar.
Expectativa
Anderson esclarece que Campo Verde também com 26 câmeras em alta resolução que contribuem com o monitoramento do município e que tem a parceria da gestão municipal que concede funcionário para acompanhar os monitoramentos diários, em três períodos. Ele também acrescenta que há uma possibilidade de parceria futura com o Grupo Bom Futuro que estão em fase de término de instalação de quatro câmeras OCR.
“Temos a intenção de interligar as nossas câmeras OCR com as do Grupo Bom Futuro que estão colocando na frente das fazendas. Semana passada estive visitando o local, para que assim, possamos intensificar e compartilhar as imagens e, com certeza, vai abranger muito mais a nossa cobertura tecnológica para fazer o cerco. Vai ficar uma maravilha”, comenta Luiz.
Claudinei ficou satisfeito com o resultado e atendimento do governo estadual em beneficiar e garantir melhorias para a segurança pública da região. “Essa tecnologia inteligente só tende a dar celeridade para resolução de crimes. Havíamos solicitado em nossa indicação cinco câmeras, mas foi muito mais. Foram nove equipamentos e, melhor ainda, que este sistema beneficia Campo Verde e os outros municípios da região”, salienta o parlamentar.
“Temos que agradecer a prefeitura, governo estadual, o próprio deputado que não mediram esforços. Realmente ver este sonho transformar em realidade, pois este cerco digital em nossa cidade tem mais poder de polícia, conseguimos evitar crimes, furtos e roubos”, conclui o tenente coronel.
O município de Campo Verde fica localizado a cerca de 130 km da capital de Cuiabá e conta com aproximadamente 43 mil habitantes, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).