Bombeiros utilizam três aviões para conter incêndio em Chapada dos Guimarães

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Uma equipe de 45 militares do Corpo de Bombeiros atua para conter um incêndio de grandes proporções na Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Florestal, em Chapadas dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá). Três aeronaves Air Tractor estão operando e realizando vários lançamentos d’água para apagar o fogo. O incêndio teve início na última quinta-feira (19).

Divulgação

Segundo o plano de ação do CBM, novas equipes foram enviadas nesta sexta-feira (20) para fortalecer o combate. Um ponto de apoio foi estruturado no Aeroporto Bom Futuro para o abastecimento dos aviões e outro na pista do 2° Pelotão Independente, no município de Santo Antônio de Leverger.

Além disso, um helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) entrou em ação para realizar o reconhecimento das áreas com maior incidência de fogo e colocar militares em pontos estratégicos onde o acesso é inviável pela terra.

Na manhã desta sexta-feira (20), Cuiabá foi tomado por uma cortina de fumaça vinda dos incêndios em Chapada dos Guimarães. Com a baixa umidade do ar e vento forte, que dificultam o trabalho de combate, o fogo tem maior facilidade de propagação na vegetação. O CBM ainda não sabe qual é a origem deste incêndio, neste momento a prioridade é apagar as chamas.

Nesta ação de combate, o CBMMT conta com apoio de 36 brigadistas e duas aeronaves do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Outra equipe com 8 brigadistas da Defesa Civil, condutores de caminhão pipa e piloto de motocross, totalizando 101 militares e civis na força-tarefa.

fonte;hnt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *