|Bom dia Cidade|: Em entrevista Prefeito, Dona Neuma e Roni falam sobre eleições e convenção partidária
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O prefeito José Carlos do Pátio, a primeira-dama Neuma de Moraes e o presidente da Câmara de Vereadores de Rondonópolis, Roni Magnani, reforçaram hoje o convite para a convenção estadual do PSB, que será realizada no próximo sábado (30). Em entrevista aos jornalistas Lucas Perrone e Victor Santos, na rádio FM 104, em Rondonópolis, eles falaram também sobre a disputa eleitoral e os desafios da cidade e da região.
Roni Magnani, que é pré-candidato a deputado estadual, disse que o PSB está abrindo a oportunidade para que os municípios do sul e sudeste de Mato Grosso recuperem o protagonismo político. Ele citou a situação da Unemat em Rondonópolis como exemplo de dificuldades enfrentadas por falta de uma representação firme na Assembleia Legislativa.
“Construímos um espaço e até agora não houve a transferência. O que falta? Força política. Decidimos encarar essa missão para recuperar essa força política da região”, disse ele referindo-se à sede construída pela Prefeitura e até o momento não recebida pela direção da Universidade Estadual.
Magnani também destacou a necessidade de eleger candidatos que não sejam compromissados apenas com determinados segmentos profissionais ou econômicos. “Precisamos de quem defenda o povo”, afirmou.
Sobre a expectativa em relação ao resultado eleitoral, ele se disse otimista. Roni comparou o momento atual com o vivido em sua estréia na política.
“Quando fui candidato na primeira vez minha eleição parecia pouco provável pelos parâmetros colocados, que privilegiavam a situação financeira, o lastro político e os filhos de famílias importantes. Não tínhamos isso, mas tínhamos a vontade política”, afirmou ele.
Roni Magnani foi eleito na época com a sétima maior votação, depois se reelegeu como o segundo mais votado e, em 2020, consagrou-se com a maior votação entre os eleitos. Neste período ocupou também os cargos de 1º secretário, vice-presidente e atualmente preside a Câmara de Vereadores.
NEUMA
Neuma de Morais, que deve disputar pela primeira vez um cargo eletivo, também defendeu a ampliação da força política da região na bancada federal. Ela falou sobre os esforços feitos pelo marido, o prefeito José Carlos do Pátio, e disse que o Governo Federal precisa dar mais apoio para que os municípios atendam as demandas sociais.
“Avançamos bastante na estruturação de políticas para os mais pobres. Foram mais de 12 mil moradias, que é o bem maior para qualquer família. Ainda há muito a ser feito e nós, enquanto mulheres, com a nossa sensibilidade, precisamos nos unir pela vida e o bem estar da população”, afirmou.
Neuma também defendeu os direitos trabalhistas, os investimentos na saúde pública e criticou as propostas de privatização do ensino superior. “Hoje mais de 70% dos universitários são de baixa renda, como privatizar isso?”, indagou.
A primeira-dama de Rondonópolis ressaltou a defesa da democracia e disse que atuará para assegurar a governabilidade em um eventual novo governo do ex-presidente Lula. Segundo ela, é preciso rever as políticas econômicas e proteger os mais pobres.
“Foi feita uma reforma em cima dos direitos trabalhistas, mas não fizeram nada em relação a economia. O povo ganha em real e os produtos são cotados em dólar, o resultado é que hoje a população não tem o que comer. São mais de 33 milhões de pessoas passando fome. Essa bandeira do social será forte. Vamos trabalhar junto ao presidente Lula para que as políticas públicas cheguem a quem mais precisa”, destacou.
Fonte: Eduardo Ramos