BAIXA UMIDADE DO AR|: Estado suspende desfile cívico em Cuiabá; 10 cancelaram
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O governo de Mato Grosso anunciou o cancelamento do desfile cívico-militar que aconteceria no dia 7 de setembro, tradição do Dia da Independência, por conta do clima seco e da baixa umidade do ar. Comunicado foi feito nesta quinta-feira (5), após outras 7 cidades comunicarem a suspensão do evento.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem emitido alertas frequentes de baixa umidade para todo Mato Grosso, que representa riscos à saúde da população.
Conforme apuração, outros municípios do estado tomaram a mesma medida de suspensão. Até o momento, pelo menos 10 municípios já cancelaram o desfile, sendo eles: Alta Floresta, Campo Verde, Confresa, Juína, Matupá, Nova Mutum, Paranatinga, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda e Poxoréo.
O desfile na capital mato-grossense, organizado pelo Exército Militar, iria ocorrer a partir das 6h de sábado, na avenida Getúlio Vargas. Ao todo, 12 escolas estaduais iriam participar da cerimônia.
Em Cuiabá, segundo dados do Inmet, a previsão de máxima para o sábado é de 41º.
Confira a nota do Governo de Mato Grosso na íntegra:
“O Governo de Mato Grosso determinou o cancelamento da participação das Secretarias de Estado de Educação (Seduc) e de Segurança Pública (Sesp) no desfile cívico-militar de Independência do Brasil, que seria realizado no sábado (07.09), na Avenida Getúlio Vargas, em Cuiabá.
A medida visa evitar riscos à saúde, devido às condições climáticas, e se estende à participação das escolas estaduais e forças de segurança em outros municípios.
A decisão leva em consideração o decreto de emergência ambiental, devido à baixa umidade do ar, estiagem severa e onda de calor no Estado.”
gazetadigital.