|AUTISMO|: Ação leva esclarecimentos sobre espectro autista nas ruas de Rondonópolis

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização ao Autismo, celebrado no dia 02 de abril, uma ação pelas ruas de Rondonópolis tem chamado a atenção para a necessidade de conscientização da sociedade. Diversos outdoors, em pontos estratégicos, reforçam a importância de esclarecimento e também do acolhimento das pessoas autistas.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que em todo mundo 70 milhões de pessoas são autistas e no Brasil são 2 milhões. De acordo com os idealizadores da ação, os advogados comendador Dr. Daniel da Costa Garcia e Dra. Andréia Mesquita da Silva, o intuito é informar o maior número de pessoas, principalmente, sobre o fato do autismo não ser uma doença.

“Mesmo com tantos avanços, conquistas, ainda precisamos mudar uma visão negativa que a sociedade em geral tem sobre o autismo. Além disso, por meio de ações como essas também reforçamos o protagonismo das pessoas no espectro autista. Queremos e vamos fazer o máximo de ações ao longo deste mês para potencializar a distribuição de informação”, afirmam os advogados que são pais de autista.

O dia alusivo foi criado em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e instituído no Brasil pela Lei 13.652/2018, o Dia Mundial e o Dia Nacional de Conscientização sobre o Autismo, ambos são celebrados em 2 de abril.

Conforme a lei, o objetivo da data é de fato promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. O autismo é uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

“As famílias de autistas precisam deste acolhimento da sociedade. Somos pais de autista e nos solidarizamos com todas as famílias que ainda enfrentam, todos os dias, preconceito das mais diversas formas. Isso precisa mudar e eles são sim protagonistas das próprias vidas”, reforça o casal. Ao longo do mês de abril diversas ações como palestras, pit stops, entre outros, serão realizados.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *