|Alerta no Estado|: MT bate recorde de novos casos de covid desde o início da pandemia

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Mato Grosso bateu um novo recorde de novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas. No período, 3.594 pessoas tiveram o diagnóstico positivo para a doença, o maior número desde o começo da pandemia, em março de 2020, quando o primeiro caso foi confirmado em Mato Grosso. Com a atualização, o estado acumula 585.967 casos confirmados. Também no último período, 14 pessoas perderam a vida para o vírus, acumulando o total de 14.158 vítimas fatais da doença. Os dados são do boletim epidemiológico desta quarta-feira, 19 de janeiro.

Em relação às internações pela doença, Mato Grosso possui 169 pessoas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 131 em unidades públicas e 38 em hospitais particulares. Ao todo, o Estado possui 214 leitos pactuados pelo Sistema Único de Saúde (SES-MT). A taxa de ocupação está em 69,31%.

O documento também aponta que 6 crianças continuam internadas em estado grave por causa da agressividade do vírus. A única unidade com UTI pediátrica é o Centro Referência Covid-19, antigo Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá.

Hospitalizados, mas em leitos de enfermaria, são 264 no total, sendo 147 em hospitais públicos e 117 em particulares. Ao todo, o Estado possui 505 leitos pactuados.

O aumento de casos nas últimas semanas, cujos órgãos de saúde atribuem à variante ômicron e às festividades de fim de ano, fizeram com que o número de internações também aumentasse. Nos últimos dias, Mato Grosso caminhava para um novo colapso do sistema de saúde, o que motivou o governador Mauro Mendes (DEM) a anunciar a reativação de leitos, que no pico da segunda onda chegou a totalizar quase 600 leitos.

Atualmente, três unidades estão com a capacidade esgotada, sem nenhuma vaga para pacientes covid em estado grave. São elas os Hospitais Estadual Santa Casa, em Cuiabá; Regional Hilda Strenger Ribeiro, em Nova Mutum; e Vale do Guaporé, em Pontes e Lacerda.

fonte;estadãomt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *