|AÇÃO SOCIAL|: Deputado Thiago Silva destaca iniciativas em prol da criança e do adolescente de MT

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Em alusão ao Dia das Crianças a ser celebrado no dia 12 de outubro, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) destaca a sua atuação com esse público à frente da presidência da Comissão de Direitos Humanos, Defesa dos Direitos da Mulher, Cidadania e Amparo à Criança, Adolescente e Idoso da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Com recursos próprios, o deputado criou o projeto social “Tocando em Frente”, no ano de 2019, em Rondonópolis, que garantiu a formação de mais de 200 crianças e adolescentes que aprenderam a tocar violão, de forma gratuita. Ele pretende ampliar a iniciativa para outras cidades de Mato Grosso. Também, na busca de incentivos financeiros para a compra de instrumentos musicais aos projetos sociais que beneficiam o público infanto-juvenil, o parlamentar encaminhou indicações ao governo estadual para as devidas providências.

Lei

Em seu mandato, ele é autor da Lei nº.11.573/2021 que dispõe sobre a criação do Programa Mães de Mato Grosso, com objetivo de proteger a saúde da gestante em situação de vulnerabilidade social e do recém-nascido que receberão assistência integral desde o pré-natal até o pós-parto, como, também, prevenção de doenças desde o ciclo gestacional até o primeiro ano de vida da criança para reduzir os índices de mortalidade materna e infantil.

Outra iniciativa de Thiago Silva foi instituir a medalha “Jovem Cientista”, por meio da Lei n. º 11.218/2020, que incentiva os estudantes a serem reconhecidos com projetos científicos produzidos nas redes públicas de ensino municipal e estadual. No entanto, as produções serão julgadas por uma Comissão Especial composta por representantes de diferentes órgãos e coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia do Estado de Mato Grosso (Secitec).

Inclusão

O parlamentar com foco na inclusão social, propôs o Projeto de Lei n.º 799/2022 que dispõe sobre a reserva de vagas nas redes pública e privada de educação para crianças e jovens com síndrome de Down. Também, ele indicou o Projeto de Lei nº 704/2022 que cria o Programa de Prevenção e Combate a Jogos que induzem o público infanto-juvenil à automutilação e ao suicídio.

Em busca de promover o bem-estar e a qualidade de vida para o desenvolvimento da criança, Thiago Silva realizou várias indicações para a construção de parques infantis em comunidades de diferentes municípios.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *