Covid mata 87 mato-grossenses em 24h; 2.355 seguem internados
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Mato Grosso registrou 87 mortes em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, conforme o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES/MT). O Estado chegou nesta tarde de sexta-feira (26) a 7.255 óbitos por coronavírus.
Em todo o estado há 2.355 pessoas internadas, sendo 1.388 em leitos de Enfermaria e 887 em Unidades de Terapia de Intensiva (UTIs). A taxa de ocupação das UTIs é de 97,24%, tendo assim 13 leitos disponíveis.
Lembrando que estes sejam considerados de retaguarda para pacientes já internados em enfermaria e que possam precisar, caso tenham o quadro agravado. Atualmente, há 187 pessoas esperam por uma vaga de UTI.
O Estado tem 300.058 casos confirmados e 274.632 pessoas recuperadas do vírus. Veja o link
Recomendações
Já há uma vacina para prevenir a infecção pelo novo coronavírus, mas ainda é importante adotar algumas medidas de distanciamento e biossegurança.
Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca da Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.
O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo vírus. Entre as medidas estão:
– Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;
– Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
– Evitar contato próximo com pessoas doentes;
– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;
– Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.
fonte;reportermt