Preocupante: Variante mais transmissível do Reino Unido é detectada em Cuiabá

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência Biológicas (ICB), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) detectou a presença da nova variante da covid-19, a B.1.1.7 , que teve origem do Reino Unido, na cidades de Cuiabá e Primavera do Leste (231 km da Capital). 

Os pesquisadores do ICB, junto à Rede Corona-Ômica BR-MCTI, em colaboração o Instituto Hermes Pardini e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, anunciaram na terça-feira (23), que foi encontrado o sequenciamento da nova cepa. A linhagem foi identificada nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Mato Grosso e Sergipe.

Foram analisadas 25 amostras, de um banco de dados com mais 740 mil exames, disponibilizados pelo Instituto Hermes Pardini. Essas amostras foram coletadas entre 7 e 21 de janeiro, e apresentavam uma característica molecular atípica (falha na amplificação do gene S com detecção do gene N) ao longo do exame. 

“Estudos científicos já sugerem que a linhagem B.1.1.7 é mais transmissível e nossas análises mostraram a sua detecção em estados que ainda não tinham essa confirmação”, esclarece o professor do ICB Renan Pedra.

A Prefeitura de Cuiabá e o Governo do Estado ainda não se manifestaram sobre a chegada da nova cepa.

fonte;reportermt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *