Cadeia Neles: Quatro pessoas são presas em desarticulação de escritório de golpes em Rondonópolis
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Quatro pessoas articuladas para praticar golpes de estelionato em Rondonópolis foram presas pela Polícia Civil na tarde quarta-feira (24.02), durante investigação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) do município.
Além das prisões, a ação resultou na apreensão de dinheiro, drogas, uma arma de fogo (revólver calibre 38), chips, celulares e vários outros objetos utilizados nas práticas criminosas.
Dois homens, de 38 e 26 anos, e duas mulheres de 26 e 36 anos, foram autuados em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, estelionato, associação criminosa e posse ilegal de arma de fogo.
Todos os suspeitos têm passagens criminais por homicídio, tráfico de drogas, entre outros crimes. Um deles era monitorado por tornozeleira eletrônica e havia saído há 21 dias da Penitenciária da Mata Grande.
Escritório do crime
Durante a investigação, os policiais civis identificaram uma residência, no bairro Marechal Rondon, utilizada por uma organização criminosa para planejar crimes na região. O local também era usado para esconder armas de fogo.
Com as suspeitas, o endereço passou a ser monitorado e os investigadores apuraram que um casal era responsável pela guarda do dinheiro, anotações, chips e outros documentos referentes aos estelionatos praticados pelo grupo.
Diante das evidências coletadas, a equipe da Derf de Rondonópolis abordou as pessoas que estavam na casa. O primeiro rapaz, ao perceber a presença dos policiais, imediatamente quebrou o seu aparelho celular, atitude que é orientada pela organização criminosa a fim de ocultar evidências dos crimes.
Ele tentou esconder dinheiro e diversos chips de celular. Nas buscas foram encontrados cadernos e folhas com anúncios de veículos, fazendas e outros objetos, todos redigidos à mão, comprovando o estelionato, uma vez que o grupo aproveita essas informações para enganar as vítimas, sempre usando dados técnicos obtidos em publicações.
Questionado sobre os fatos, o suspeito afirmou que havia saído recentemente da penitenciária e que vinha cometendo os golpes por meio de anúncios publicados em um site de compra e venda. No imóvel também foi apreendida uma porção de maconha.
Uma das mulheres suspeitas chegou na casa e após comparação do RG e outros documentos foi constatado que as anotações à mão eram feitas por ela. As evidências encontradas apontam que o grupo estava associado para cometer os golpes.
Os policiais também encontraram uma conta de energia, de um endereço no bairro Jardim Luz Dayara. Quando perguntado à mulher sobre o imóvel, ela deu informações contraditórias e confusos e ficou nervosa.
Os investigadores foram ao segundo endereço, onde localizaram controles remotos de drones , equipamentos que possivelmente seriam utilizados para lançar entorpecente e celulares na penitenciária.
No local, outras duas pessoas foram detidas, além de apreendidos dinheiro, anotações referentes à venda de skunk, um veículo e outros documentos com informações relativas ao estelionato e tráfico de drogas da organização criminosa.
Diante dos fatos e material coletado, os envolvidos foram conduzidos à Derf de Rondonópolis junto com todo material apreendido, interrogados e autuados em flagrante delito. Após os procedimentos, todos presos foram colocados à disposição da Justiça.