Com 20 votos, Max Russi é eleito presidente da Assembleia Legislativa
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Max Russi (PSB) acaba de ser eleito à presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT). A chapa encabeçada por Russi foi eleita nesta terça-feira (23), com 20 votos.
A eleição é resultado de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a reeleição no legislativo e destituiu a Mesa Diretora anterior.
Eduardo Botelho (DEM) havia se consagrado como presidente da Casa pela terceira vez consecutiva.
Com a eleição da noite desta terça (23), Botelho continua na Mesa Diretora, mas trocou de cargo com Russi, que era primeiro secretário na Mesa antecessora.
A composição da diretoria da ALMT também conta com o líder do governo, Dilmar Dal Bosco (DEM) na vice-presidência, Wilson Santos (PSDB) na 2ª vice-presidência, Janaína Riva (MDB) na 2ª secretaria, Delegado Claudinei na 3ª secretaria e Allan Kardec (PDT) na 4ª secretaria.
A chapa foi eleita com 20 votos a favor, um contrário e dois votos em branco.
Homenagem
A chapa eleita na Assembleia Legislativa levou o nome do deputado Valdir Barranco (PT). O parlamentar ficou de fora das eleições porque está internado em São Paulo, tratando um quadro grave de Covid-19.
Segundo os representantes da chapa, Barranco, que ocupava cargo na Mesa anterior, não poderia ter seu nome votado nas eleições já que não está lucido e nem poderia assinar o registro de chapa.
O deputado Lúdio Cabral (PT) protestou contra a justificativa, mas, mesmo sob os protestos, o nome de Barranco só apareceu nas eleições como título da chapa.
fonte;hnt