Cuidados Higiênicos: 8 passos práticos de como escovar os dentes do seu bicho de estimação
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Ultimamente tem se falado muito sobre o cuidado com os dentes dos cães, visto que o mau hálito ocasionado por dentes mal cuidados pode causar desconforto no convívio com o pet. Porém, mais importante que esse incomodo, são os problemas de saúde que o descaso com os cuidados higiênicos na boca podem causar aos animais de estimação. Essa falta de higiene bucal pode levar a inflamação da gengiva (gengivite), formação de tártaro e até periodontite (inflamação nos ossos e ligamentos que suportam os dentes) com possível perda dos dentes.
Os cuidados com a higiene oral são simples e podem, na sua maioria, serem executados pelo próprio proprietário do animal. O importante é condicionar o animal desde filhote a ter a gengiva e os dentes massageados.
Veja um guia rápido com 8 passos de como escovar os dentes do seu pet:
1- O animal deve estar posicionado de tal forma que ele e a pessoa que irá manipulá-lo se sinta confortável. É importante que o animal se sinta seguro, relaxado e não ameaçado.
2- No inicio do condicionamento, o ideal é apenas massagear de cima para baixo a gengiva e os dentes, esfregando apenas com o dedo ou no máximo o dedo com um pedaço de gaze.
3- Na fase de condicionamento, sempre ajuda quando se coloca algum produto de sabor agradável no dedo, como por exemplo, um pouco de ração em lata na hora de introduzir o dedo na boca do animal.
4- Ainda nessa fase de condicionamento, deve-se manipular o animal com a maior frequência possível, sempre realizando a massagem em ambas as faces das gengivas e dentes.
Participe do #MeuBichoeEu #GazetaDigital – Mande sugestões de reportagens para o e-mail: [email protected]
5- Sempre, após manipular o animal, é importante fornecer alguma recompensa de forma a criar uma expectativa agradável no mesmo. Hoje, já existem muitos produtos alimentícios de agrado para cães e estes devem ser os preferidos como recompensa.
6- Passada a fase de condicionamento inicia-se propriamente o processo de escovação dos dentes. Existem escovas de dente específicas para cães, que apresentam cerdas macias e tamanhos apropriados. As “dedeiras” também podem ser utilizadas e podem facilitar a escovação. Caso, não encontre na sua região, pode- se utilizar uma escova de dente bem macia da linha humana mesmo.
7- Nunca utilize pasta de dente humana. A pasta de dente utilizada deve ser especifica para cachorros, formulada para que o pet possa engolir.
8- O ideal é que mantenha uma rotina de escovação diária no seu pet, mas caso não consiga manter essa frequência, pode-se realizar a limpeza três vezes por semana.
Fonte: Fvo alimentos