Urgente: Caminhoneiro com caso suspeita de infecção da nova Cepa do Coronavírus morre em Rondonópolis; outros dois pacientes estão internados
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Dois casos suspeitos para a nova cepa do coronavírus envolvendo pacientes atendidos em hospitais de Rondonópolis foram informados à Secretaria Municipal de Saúde. Ambos vieram de outros estados e ainda não há confirmação se eles estão ou não infectados pela variante do vírus que é 70% mais contagiosa e tem sido apontada como a causadora do colapso na rede de saúde de Manaus (AM).
Conforme a prefeitura de Rondonópolis, um dos pacientes morreu no Hospital Regional, o que tornou o resultado inconclusivo. Trata-se de um caminhoneiro de Manaus estava em trânsito por Rondonópolis quando passou mal e buscou atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
Em seguida, foi transferido para o hospital regional, onde não resistiu e teve a morte confirmada. “O outro suspeito está internado, no Hospital Unimed, também veio de outro Estado para ser atendido na unidade de Rondonópolis por ser uma referência. A equipe médica ainda aguarda o resultado do exame para confirmar se é ou não a nova cepa”, diz o comunicado emitido pela Prefeitura de Rondonópolis.
Somente no Hospital Unimed, empreendimento privado de saúde no Município, já foram registrados cinco casos de pacientes que vieram de Manaus. Todos eles estiveram internados na unidade particular, sendo que 2 já receberam alta.
Um terceiro morreu no hospital e outros 2 seguem internados. “Mas nenhum confirmado com a cepa”, ressalta a Prefeitura. Conforme reportagem publicada pelo jornal O Globo no dia 29 de janeiro, a nova cepa do coronavírus, encontrada inicialmente em Manaus, já estava em 91% das amostras de vírus sequenciadas no Amazonas e pode ter sabotado a imunidade coletiva de Covid-19 que existia na cidade.
A informação partiu de cientistas que monitoram a situação. Eles apontam que há muitos indícios de que a P.1, sigla dessa variante específica do vírus, é de fato um subtipo do vírus com maior capacidade de transmissão.
Por cautela, em decorrência dessa nova cepa já confirmada que está em circulação no Brasil, diversos países suspenderam, nos últimos dias, voos provenientes do Brasil. Dentre eles estão: Portugal, Colômbia, França, Alemanha, Itália, Reino Unido, Argentina, Peru, Estados Unidos, Holanda, Áustria e Turquia.
fonte;folhamax