ELEIÇÕES 2026|: Novo articula ‘chapão’ com Balbinotti ao governo e ex-ministro de Bolsonaro ao Senado em MT
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Após flertar com o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, o empresário o agronegócio, Odilio Balbinotti, poderá encabeçar a disputa ao governo do Estado em 2026 pelo Partido Novo. A composição da chapa também agregaria o secretário de Obras e Serviços Públicos de Cuiabá, Reginaldo Teixeira, como candidato a deputado estadual, e o ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, Ricardo Salles, para concorrer ao Senado Federal por Mato Grosso.
Balbinotti recebeu o convite formal para se filiar ao Novo durante encontro com o presidente estadual da legenda, Sérgio Antunes, em Rondonópolis (214 km de Cuiabá). “Acreditamos que nomes como o de Odilio Balbinotti podem contribuir significativamente para a construção de um projeto político sólido e alinhado com os princípios do Novo”, afirmou Antunes.
Conforme noticiado pela reportagem anteriormente, Balbinotti vinha costurando uma filiação no PL para disputar o Palácio Paiaguás, disposto a travar uma disputa interna contra o senador Wellington Fagundes, que é figura há mais tempo na legenda e se movimenta para disputar o mesmo cargo. A entrada na sigla bolsonarista era prevista para maio, mas articulações foram colocadas em “banho-maria”.
Nos últimos meses, o produtor inclusive chegou a ampliar conversas com lideranças políticas em busca de prefeitos da sigla bolsonarista em todo o Estado, especialmente daqueles que tiveram suas campanhas financiadas ou apoiadas por ele.
Agora, caso Balbinotti aceite liderar o projeto pelo Novo, a sigla prevê lançar 11 novos nomes à disputa pela Câmara dos Deputados, incluindo o delegado Frederico Murta, a vice-prefeita de Cuiabá, Vânia Rosa, e o empresário Ednei Blasius.
gazetadigital.