Operação Reverbera|: 300 kg de cabos furtados do DAE são achados em empresa

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A Polícia Civil de Várzea Grande cumpriu 14 mandados de busca e apreensão em 14 empresas que atuam no ramo de sucatas, na manhã desta quinta-feira (10). Em uma das empresas, localizada no bairro Mapim, as equipes apreenderam 300 kg de cabos, avaliados em aproximadamente R$ 64 mil, reconhecidos como furtados de diversas estações do Departamento de Água Esgoto (DAE). O proprietário da empresa onde os cabos foram apreendidos foi autuado pela prática de receptação qualificada.

A ação faz parte da Operação Reverbera, que visa combater o crime de receptação de produtos oriundos de roubos e furtos, em sua maioria, de cabos de cobre e alumínio. 

Em outra empresa, situada no bairro Manga, as equipes apreenderam aproximadamente 450 kg de cabos de cobre e de alumínio, avaliados em cerca de R$ 100 mil.

Segundo a Polícia Civil, os furtos de cabos de cobre e de alumínio geralmente são praticados por usuários de drogas que vivem em situação de rua, que praticam os crimes e vendem o produto por um preço baixo para comprar a droga. Por outro lado, esses crimes têm enriquecido alguns empresários do ramo, visto que o preço do cobre é elevado.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande (Derf-VG), que conduziu a operação, entende que os empresários financiam os furtos no município.

Em muitos casos, os cabos receptados são cabeamentos de telefonia, cabos de energia elétrica e cabos das estações de abastecimento de água, o que gera prejuízos para a população.

“Por vezes, em decorrência dos furtos, milhares de usuários ficam sem comunicação telefônica, sem internet, sem energia elétrica e, o pior, sem água. É preciso que a sociedade se conscientize e diga um basta à cultura da receptação”, disse a delegada Elaine Fernandes, titular da Derf-VG.

A operação foi deflagrada em conjunto com a Guarda Municipal do município.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *