AL atende pedido de Marildes e aprova homenagem à ex-vereador Miguel Ramos

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso aprovou uma moção de pesar pelo falecimento do ex-vereador de Rondonópolis Miguel Ramos de Souza, ocorrido no dia 18 de março de 2025, aos 77 anos. A homenagem que será encaminhada à família foi uma iniciativa da deputada Marildes Ferreira (PSB).

Natural do distrito de Alto Coité, em Poxoréu, Miguel Ramos mudou-se ainda criança para Rondonópolis ao lado da mãe, Franklina Batista dos Santos — conhecida como “Mãe Preta”, pela generosidade com que acolhia e alimentava quem passava por sua pensão na Avenida Bandeirantes. De origem humilde, Miguel aprendeu a profissão de sapateiro, trabalhando na produção de botinas enquanto estudava à noite.

Na justificativa Marildes lembro que a trajetória dele no serviço público começou no início dos anos 1970, como fiscal de obras da Prefeitura de Rondonópolis.

Em 1976, iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador pelo MDB, partido de oposição ao regime militar vigente. Sua atuação firme em defesa das comunidades mais vulneráveis marcou seus dois mandatos consecutivos, tendo sido reeleito em 1982 com votação expressiva. Nesse segundo mandato, foi eleito presidente da Câmara Municipal, tornando-se o primeiro negro a ocupar o cargo em Rondonópolis.

Além da política, Miguel Ramos também empreendeu no setor comercial, fundando uma fábrica e loja de calçados na Avenida Amazonas, utilizando os conhecimentos adquiridos ainda na juventude.

Afastado da vida pública após sofrer um AVC e ser diagnosticado com Mal de Parkinson, Miguel lutou contra a doença por mais de 13 anos com o apoio da família. Viúvo desde 2017, deixa quatro filhos — Ronaldo, Gildete, Fernanda e Eduardo —, oito netos e cinco bisnetos, todos residentes em Rondonópolis.

Eduardo é um dos jornalistas mais importantes de Rondonópolis com atuação destacada em diversos veículos de comunicação.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *