SAÚDE|: Lei de Thiago Silva cria o Programa de Incentivo à musicoterapia para tratar pacientes
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O governador Mauro Mendes (UB) sancionou a Lei n.° 12.555/2024, de autoria do deputado estadual Thiago Silva (MDB), que cria diretrizes para o Programa de Incentivo à utilização da Musicoterapia como Tratamento Terapêutico Complementar, em Mato Grosso.
A nova lei visa a criação de um Programa Estadual que utilize técnicas baseadas na música a ser empregadas no tratamento terapêutico de reabilitação ou prevenção da saúde e do bem-estar da população. Segundo a Federação Mundial de Musicoterapia, a musicoterapia objetiva desenvolver potenciais e restabelecer as funções do indivíduo para que ele/ela possa alcançar uma melhor integração intra e interpessoal e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida.
Instrumentos musicais produzem ritmos e canções e estas são algumas das ferramentas da musicoterapia, que podem ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e mentais e aliviar alguns de seus sintomas, como a dor e ansiedade. Estudos apontam os benefícios da musicoterapia para quem tem depressão, câncer, mal de Parkinson, Alzheimer, entre outras doenças.
“Sabemos que a musicoterapia é capaz de auxiliar certos casos de pacientes que possuem problemas físicos e mentais, e nosso objetivo é que o Estado crie um programa para a utilização desta ferramenta. Estudos comprovam a eficácia da musicoterapia e nosso foco é que esta metodologia se torne ainda mais popular e atende o maior número de pacientes que tem sofrido com AVC, demência, doenças cardíacas, amnésia, entre outras enfermidades”, afirmou o deputado Thiago.
O parlamentar acrescenta que o intuito da lei é incentivar a utilização da música como meio de intervenção para melhorar a qualidade de vida das pessoas e estimular habilidades sociais cognitivas, motoras e emocionais e facilitar a expressão e comunicação de pacientes.