SOBERANIA|: Câmara de Rondonópolis rompe barreira e aprova medida que resguarda voto ‘secreto’ para mesa diretora em defesa da liberdade de escolha
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A Câmara municipal de Rondonópolis aprovou durante sessão extraordinária nesta quarta-feira (11), a resolução de Nº376 que altera o sistema de votação para eleição da mesa diretora do parlamento municipal.
Conforme o Presidente do legislativo, Vereador Junior Mendonça, à resolução aprovada representa um avanço, no sentido de resguardar o direito ao voto secreto, para que cada vereador faça sua escolhe, sem pressão ou intervenção de terceiros.
O mesmo padrão de votação é uma realidade na câmara federal, assembleia legislativa e senado federal, é uma forma de coibir intimidação aos parlamentares, para que haja independência e a livre escolha dos mandatários.
Em discurso na Tribuna livre, o Presidente Júnior Mendonça disparou em defesa da liberdade, de um parlamento livre e indepedente.
Mendonça relembrou que o Prefeito eleito, Deputado Claúdio Ferreira (PL), votou por meio do voto secreto para mesa diretora da ALMT.
O Presidente da câmara pontuou que ” Os vereadores não serão reféns de donos de campanha e não aceitará puxadinho”, pois esse é o melhor caminho à favor da indepedência e autonômia dos poderes.