RESULTADO POSITIVO|: Taxa de desemprego tem queda em Mato Grosso no terceiro trimestre
DA REDAÇÃO:LEIAMT
A taxa de desemprego caiu em Mato Grosso no terceiro trimestre de 2024, saindo de 3,3% no segundo trimestre para 2,3%. A redução no número de desempregados foi observada apenas em sete estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso. Os dados são da pesquisa Pnad Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado nesta sexta-feira (22).
Rio Grande do Sul, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e Bahia foram outros estados, junto de Mato Grosso que tiveram redução, ficando abaixo da média nacional que foi 6,4% na última pesquisa. Nos demais, incluindo o Distrito Federal, todos tiveram alta ou estabilidade, segundo apontou a pesquisa.
BRASIL
A taxa de desocupação do país no terceiro trimestre de 2024 foi de 6,4%, recuando 0,5 ponto percentual (p.p.) ante o segundo trimestre de 2024 (6,9%) e caindo 1,3 p.p. frente ao mesmo trimestre de 2023 (7,7%).
A taxa de desocupação por sexo foi de 5,3% para os homens e 7,7% para as mulheres no terceiro trimestre de 2024. Já a taxa de desocupação por cor ou raça ficou abaixo da média nacional para os brancos (5,0%) e acima para os pretos (7,6%) e pardos (7,3%).
Para as pessoas com ensino médio incompleto, taxa de desocupação foi de 10,8% foi maior do que as dos demais níveis de instrução analisados. Para as pessoas com nível superior incompleto, a taxa foi de 7,2%, mais do que o dobro da verificada para o nível superior completo (3,2%).
hnt.