Preço do combustível em MT pode subir até 5% a partir desta terça-feira

DA REDAÇÃO:LEIAMT

A Petrobrás anunciou nessa segunda-feira (28) aumento no preço dos combustíveis a partir desta terça-feira (29). A Estatal comunicou que a gasolina sofrerá reajuste em 5% e o diesel em 4%.

Embora o etanol não esteja elencado nos aumentos, mas levando em consideração que o diesel é utilizado nas máquinas durante a produção e o combustível distribuído por carretas movidas a diesel, o preço do álcool pode ser impactado por tabela.

Os reajustes são devidos à contínua valorização do petróleo no comércio internacional e a valorização do dólar, como já foi explicado aqui.

Ainda não há previsão de quando nós, consumidores finais, vamos sentir esse aumento no bolso, já que as refinarias vão começar a praticar o novo preço a partir desta terça.

O repasse desse aumento, ou não, também vai depender de uma série de estudos de mercado que os empresários deverão fazer, como a possibilidade de diminuir a margem de lucro para tentar segurar o preço.

Em 2020, a gasolina foi reajustada 41 vezes, 20 elevações no preço e 21 quedas. O preço do diesel alterou 32 vezes, 17 elevações e 15 reduções.

De acordo com a Petrobras, a referência para reajuste de preços é a paridade de importação que acompanha as variações no mercado internacional e da taxa de câmbio.

O último reajuste aconteceu no último dia 16 de dezembro.

fonte;reportermt

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *