RONDONÓPOLIS|: Thiago Silva confirma a construção de um novo Centro de Operações de Segurança Pública
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Após solicitação do deputado estadual Thiago Silva (MDB), o secretário Estadual de Segurança (Sesp), Coronel Cesar Roveri, confirmou, na última semana, a construção de uma nova unidade do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), em Rondonópolis.
Essa nova unidade de gestão compartilhada da Sesp, terá por finalidade centralizar e otimizar os serviços de atendimento e despacho de ocorrências de emergência em Rondonópolis e toda a região.
“Um novo Centro de Operações de Segurança, em Rondonópolis, é fundamental para viabilizarmos melhores condições de atuação aos servidores e para otimizar o atendimento de ocorrências nos bairros e distritos”, comenta o parlamentar.
O novo prédio deve ter um espaço físico maior para que possa abrigar adequadamente todas as operações e equipes necessárias, além de permitir a implantação de serviços tecnológicos de ponta com videomonitoramento e geolocalização.
O secretário da Sesp informou que o novo Centro de Operações será amplo e moderno. “Já estamos garantindo a construção de um Ciosp novo, com infraestrutura maior e que será essencial para o trabalho das forças de segurança de Rondonópolis, como é o caso da Polícia e Bombeiros Militar, Politec e Polícia Civil”, afirmou Roveri.
Ele acrescenta que o Ciosp coordenará as ações de respostas integradas às solicitações emergenciais, colaborando no controle operacional da Polícia e Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Judiciária Civil e da Politec, garantindo que atuem de forma complementar e harmônica nas ações de campo.
Atuando de forma integradas no Ciosp, as instituições de segurança farão a gestão compartilhada de meios materiais, humanos e de informações buscando a eficiência e efetividade das ações de segurança, o que resulta em um melhor atendimento a sociedade.
O Ciosp fará uso de tecnologia de ponta, dentre elas, sistemas para transmissão de voz e dados, localização automática de veículos, vigilância eletrônica e geoprocessamento com o uso de mapa digitalizado. Todas as tecnologias estão integradas por um sistema informatizado para atendimento ao cidadão e despacho de ocorrências chamado de Sistema Integrado de Operações de Segurança Pública com Georreferenciamento (SIOSP-GEO).