RETOMADA DOS TRABALHOS|: ALMT vota capacitação de servidores do SUS para uso de cannabis, dia da bíblia, mês do cachorro caramelo e outros

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Após duas semanas sem sessões para se dedicar ao apoio à candidatura de colegas e aliados políticos, os deputados retornam nesta quarta-feira (9) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para sequência dos trabalhos. Dentre as pautas para votação na ordem do dia estão projetos curiosos, como o programa para capacitação de servidores do SUS sobre uso de cannabis medicinal, dia da bíblia, mês do “setembro caramelo”, entre outros.

Proposto pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD), o PL 1854/2023 dispõe sobre a criação do Programa de Educação e Capacitação permanente dos servidores e demais profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre a prescrição e o uso medicinal da cannabis no estado de Mato Grosso para o tratamento de diversas patologias e síndromes raras em que o tratamento é comprovadamente eficaz. 

O projeto prevê que a formação, qualificação e orientação dos servidores e demais profissionais da área da saúde serão realizadas em ambiente virtual de ensino.

“O projeto se faz necessário diante do aumento do número de pacientes com diferentes doenças e síndromes raras que vem se beneficiando com o uso medicinal da Cannabis, assim, de prontidão é inevitável a capacitação dos servidores e profissionais da saúde que atuam na atenção primaria e na promoção à saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), no Estado de Mato Grosso, a se instruírem em relação a este tratamento inovatório e sua consequente prescrição”, diz trecho.

Já o PL 1220/2024 de autoria do presidente da Casa, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), pretende implantar o ‘Dia da Bíblia’ no calendário de Mato Grosso para ser comemorado anualmente, no segundo domingo de dezembro.

“É o livro mais traduzido, mais comprado, mais memorizado e o mais perseguido em toda a história. Tem resistido dois mil anos de intenso escrutínio pelos seus críticos, não apenas sobrevivendo aos ataques, mas prosperando e tendo a sua credibilidade fortalecida por tais críticas. Tem moldado a história das civilizações mais do que qualquer outro livro. A Bíblia tem tido mais influência no mundo do que qualquer outro livro”, diz parte do texto.

Rimando com o “Setembro Amarelo”, o PL 223/2024 de autoria do deutado Valdir Barranco (PT) prevê instituir o mês “Setembro Caramelo”, dedicado a ações de adoção consciente de animais domésticos. O “caramelo” faz referência a cães de raça indefinida de cor amarelada muito populares no Brasil e que frequentemente enfrentam dificuldades de adoção, assim como gatos.

O petista ainda pautou outro projeto (PL 147/2024) que dispõe sobre a distribuição gratuita de repelente como forma de prevenção às doenças transmitidas pelo mosquito aedes aegypt, visto que são consideradas endêmicas no estado.

Outro projeto curioso é de autoria do deputado Max Russi (PSB). O PL 1158/2024 prevê o reconhecimento oficial da Colônia Russa em Mato Grosso, considerando sua contribuição histórica, cultural, religiosa e social. 

Já o PL 1268/2024, do deputado Paulo Araújo (PP), propõe a instituição de um programa de cirurgias capilares pelo SUS para pessoas com doenças graves ou vítimas de acidentes que resultem em perda capilar significativa.

leiagora.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *