EMERGÊNCIA|: Deputado Sebastião Rezende faz indicação de parceria público-privada com empresas de aviação agrícola para combater queimadas

DA REDAÇÃO:LEIAMT

O deputado estadual Sebastião Rezende apresentou indicação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) mostrando a urgente e imprescindível necessidade de se adotar providências que culminem com ações do governo em realizar parcerias com as prefeituras para a contratação de brigadistas para o combate das queimadas, bem como a parceria público-privada com empresas de aviação agrícola para a utilização de aeronaves no combate às queimadas/incêndios florestais.

A propositura foi protocolada, devendo ser encaminhada ao governador de Mato Grosso, em virtude da situação caótica que o Estado está passando em função das queimadas, com efeitos sentidos por toda a população.

Conforme os meios de comunicação tem noticiado, Mato Grosso é o estado do Brasil com maior número de queimadas, entre janeiro e agosto de 2024, com 36,4 mil focos de incêndios, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Somente em agosto, foram contabilizados mais de 13,6 mil focos, superando os números somados de janeiro a julho deste ano.O parlamentar também informou que o Governo Federal reconheceu situação de emergência em 58 municípios de Mato Grosso por causa da gravidade dos incêndios florestais.

Com isso, as prefeituras dos municípios afetados agora têm a possibilidade de solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil. “De início, importante registrar que é de conhecimento de todos que as queimadas causam efeitos prejudiciais à saúde. Ademais, as queimadas estão ligadas à maneira como a ocupação humana vem ocorrendo”, alertou o parlamentar no documento.

Nesse contexto, segundo Sebastião Rezende, a parceria do Estado junto às prefeituras, muitas delas sem estrutura e pessoal suficiente, seria de grande importância para dar uma resposta à população no efetivo combate dessas queimadas que têm gerado severas consequências, como morte de animais, destruição da vegetação e patrimônio, poluição do ar, aumento dos problemas de saúde, interdição de estradas, bem como muitos transtornos aos moradores.

Da mesma forma, a atuação das aeronaves de empresas empresas de aviação agrícola, através de parceria, reforçaria os trabalhos dos órgãos competentes, podendo ter grande eficiência na mitigação da propagação dos incêndios florestais.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *