SAÚDE|: “Prefiro esquecer”, diz Medeiros sobre diagnóstico de Doença de Parkinson; Parlamentar fará tratamento
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado federal José Medeiros (PL) comentou, em conversa com jornalistas, sobre o recente diagnóstico de Doença de Parkinson. Medeiros contou que seu pai teve a mesma doença e que irá fazer o tratamento, já que, apesar de incurável, a doença pode ser controlada.
“Eu estou preferindo não falar disso, eu prefiro esquecer. Mas, de fato recebi um resultado de um exame. Vou no final do mês para o setor do cérebro no Rio Grande do Sul, porque a gente sempre tem esperanças de que em uma segunda avalição não tenha. Certo é que a vida é isso. Se de fato houver uma segunda, eu vou para uma terceira confirmação… aí tenho que enfrentar, tenho que lutar”, disse.
Medeiros comentou que já tem histórico da doença na família e disse que não irá perder o sono devido ao diagnóstico.
“Meu pai também, há cerca de alguns anos, também teve um diagnóstico desse. Infelizmente, agora em janeiro a gente perdeu ele. É o ciclo da vida e a gente não tem que perder o sono por isso”, disse.
A Doença de Parkinson é uma condição neurológica crônica e progressiva, manifestando-se principalmente através de tremores, rigidez muscular e lentidão nos movimentos. A doença resulta na degeneração das células na substância negra do cérebro, levando à redução da produção de dopamina, um neurotransmissor essencial para o controle motor.
Embora não tenha cura, o tratamento com medicação, fisioterapia e, em casos graves, cirurgia, pode ajudar a controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.
Estadãomt.