LEITURA DELEITE|: Diálogo entre autora, obra e leitor, promove tarde diferente na escola ‘Daniel Paulista’
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Uma iniciativa da Biblioteca Municipal “Rachid J. Mamed” reuniu escritora e público leitor infantil na escola Daniel Paulista. Os 125 estudantes entre 6 e 8 anos do período vespertino conversaram com a escritora Tatiane Silva Santos que publicou em maio deste ano o livro ‘Astroblema’, que conta a estória de uma menina especial que quer conhecer a história do “domo de Araguainha”.
A tarde contou com um cantinho especial de leitura em que foram expostos os livros e estendido um tapete para o encontro com a escritora. Tudo para que os estudantes conhecessem uma obra escrita por uma escritora da terra e tivessem o despertar dos sentidos para a leitura. Os livros ficaram disponíveis para a leitura deleite dos alunos.
O encontro agradou os estudantes que perguntaram o que desejaram para a jovem escritora, que aproveitou o momento para contar sobre sua vida e sobre os personagens do livro.
Uma conversa descontraída e agradável para um público mais que inspirador, ponderou Tatiane que detalhou como foi o despertar dela para a escrita. “Falei para as crianças sobre a importância de se observar o cotidiano para escrever as histórias e sobre o valor das bibliotecas para a comunidade”, contou.
A iniciativa deu tão certo que deverá se tornar uma realidade em outras escolas públicas, através de um projeto entre a Secretaria Municipal de Cultura, através da biblioteca e da Academia Rondonopolitana de Letras e escritores locais que se interessarem pelos encontros com os estudantes.
Segundo a gerente do Departamento das Bibliotecas, Valtuira Moreira dos Santos, a proposta do órgão é coordenar encontros que promovam diálogos entre autores e leitores estimulando a leitura e também a visibilidade das obras para a sociedade. “Teremos vários lançamentos de obras em julho nas bibliotecas e outros eventos para promover a leitura”.