ÂNIMOS SE EXALTARAM|: Fazendeiro instala câmera de segurança em divisa com TI e indígenas fazem ameaças

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Policiais Militares do município de Água Boa (730 km a Leste) foram chamados para dar apoio a um fazendeiro que instalou câmeras de segurança em sua propriedade, que faz divisa com uma terra indígena. Durante a instalação os indígenas apareceram e os ânimos teriam se exaltado. Ao irem embora eles teriam feito ameaças ao fazendeiro e ao comandante do batalhão, dizendo que iriam matá-lo.

Segundo informações da PM, por volta das 17h de ontem (23) uma equipe foi acionada pelo proprietário de uma fazenda, que pedia apoio de policiais para que conseguisse instalar dois postes com câmeras de segurança na cerca que fica na divisa com uma terra indígena.

O fazendeiro já havia registrado boletins de ocorrências contra os indígenas, acusando-os de entrar na sua terra para matar seu gado. Ele então pediu ajuda à PM para conseguir instalar as câmeras, com receio de que pudesse sofrer algum tipo de represália por parte dos indígenas.

Os militares foram ao local e durante a instalação dos postes, diversos indígenas teriam aparecido, armados com punhais, facões e porretes de madeira. A PM dialogou com eles e lhes informou que ali não era propriedade deles, que não deveriam estar lá importunando o fazendeiro com ameaças.

Os indígenas, porém, alegaram que a terra era deles e iriam procurar a Funai para resolver a situação, mas que naquele momento não iriam aceitar que as câmeras fossem instaladas. O fazendeiro argumentou que as câmeras estavam sendo instaladas dentro de sua propriedade e que ele tinha documentação do terreno, afirmando que não iria retirar os aparelhos de vigilância.

Os ânimos se exaltaram e a PM infirmou que iria solicitar apoio de outras equipes caso não houvesse solução no momento, ou houvesse confronto. Após horas de diálogo os indígenas resolveram ir embora, mas ameaçaram o fazendeiro dizendo que “não iria ficar assim”. Eles também teriam ameaçado a PM, dizendo que iriam matar o comandante do batalhão.

gazetadigital.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *