Saúde: Pico da pandemia em Rondonópolis foi entre junho e agosto
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Dados do Governo do Estado de Mato Grosso, divulgados em seu painel epidemiológico, mostram que o pico da pandemia do novo coronavírus em Rondonópolis se deu entre os meses de junho e agosto deste ano. Nesse período, teve semana epidemiológica que registrou até 718 confirmações de casos e 36 mortes por covid-19 na cidade.
Considerando as semanas epidemiológicas, o painel informa que o período de maior infecção da doença na cidade seu entre as semanas epidemiológicas 30 a 35, que correspondem ao período de 19 de julho a 29 de agosto deste ano. Na 30ª semana epidemiológica, entre 19 e 25 de julho, foram registrados 718 casos de covid-19 na cidade, a maior média semanal.
Por sua vez, a maior quantidade de mortes pela doença em Rondonópolis ocorreu entre as semanas epidemiológicas 27 a 31, que correspondem ao período de 28 de junho a 1 de agosto deste ano. Na 30ª semana epidemiológica, foram registrados 36 óbitos por covid-19 na cidade, a maior média semanal.
Conforme o painel, considerado o registro geral, a maior parte dos contaminados atingiu uma parcela da população local com idade entre 21 e 50 anos. Um total de 4,18% dos infectados foram profissionais de saúde, sendo a maior parte técnicos ou auxiliares de enfermagem.
Um total de 51,19% eram mulheres e 48,81%, homens. Contudo, a maioria das mortes pela doença foram em homens (245 registros), sendo mulheres (153). Consta a ainda o óbito de um indígena pela doença.
Conforme noticiado pelo A TRIBUNA em sua edição desta sexta-feira, no momento, as principais estatísticas de verificação da evolução do novo coronavírus mostram que a doença tem se mantido, praticamente, estável no município.
Tendo como base de cálculo os dados divulgados diariamente pela Prefeitura, a contaminação pelo coronavírus, de outubro para novembro registrou um aumento de apenas 2,32%.
Ainda fazendo o comparativo entre os meses de outubro e novembro, o número de óbitos teve uma queda entre os meses avaliados. No geral, o registro de mortes por covid de outubro para novembro teve uma queda de 43,86% em Rondonópolis nesse período contabilizado.
Utilizando-se do indicador média móvel, o mais recomendado por especialistas, o resultado evidencia uma queda no número de casos neste dia 3 de dezembro, em comparação com o dia 20 de novembro. A média móvel de mortes pela doença neste período teve alta, mas em número absoluto não foi tão expressiva.
fonte;atribunamt