RONDONÓPOLIS|: Corpo de Bombeiros aponta Tadarimana livre de queimadas este ano
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Balanço parcial do 3º Batalhão Bombeiro Militar de Rondonópolis aponta que a Terra Indígena Tadarimana se mantém livre de queimadas em 2023, mantendo-se 100% preservada este ano.
O Corpo de Bombeiros apontou que ações desenvolvidas ao longo do ano e que continuam sendo feitas junto aos indígenas, resultaram na manutenção da região sem incêndios florestais até agora.
“Esse resultado deve-se ao compromisso do Governo do Estado na conservação do meio ambiente, através de investimento maciço nas ações de mitigação das queimadas e incêndios florestais, no planejamento estratégico e operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso e parceria com os membros do comitê municipal de gestão do fogo de Rondonópolis”, avaliou o Corpo de Bombeiros.
Os destaques apontados são as ações estruturantes de prevenção às queimadas urbanas e incêndios florestais com apoio das instituições parceiras do município tais como: Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Gabinete de Apoio à Segurança Pública, Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), Secretaria Municipal de Agricultura, Câmara Municipal de Rondonópolis e Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), através da comunidade da TI Tadarimana.
Segundo os dados do Corpo de Bombeiros, desde o início do período proibitivo das queimadas, a Terra Indígena Tadarimana está 100% preservada, sem que incêndios florestais ocorressem.
O Corpo de Bombeiros explicou que o planejamento de ações de prevenção na aldeia teve foco na conscientização ambiental e social, com palestras educativas e orientativas para comunidade, em especial para as crianças e adolescentes, a efetivação de uma brigada de incêndio florestal composta por indígenas capacitados pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, houve a realização de aceiros em locais estratégicos e focais de início de incêndios.
O trabalho realizado na Tadarimana deve continuar nesse período de estiagem com a efetivação de novos aceiros em torno de regiões críticas da localidade.
“Com todas as ações coordenadas em prol da prevenção e combate aos focos de calor, Rondonópolis tem se mantido com números positivos e com uma atmosfera mais limpa, além de um ar mais saudável para nossos moradores”, finalizou o Corpo de Bombeiros.
atribunamt.