Rondonópolis|: Prefeitura homenageia categoria pelo “Dia Municipal do Mototaxista”

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Uma solenidade realizada na tarde desta sexta-feira (4) no auditório da Prefeitura Municipal marcou as comemorações do Dia Municipal do Mototaxista em Rondonópolis. Essa categoria de trabalhadores do transporte público alternativo de passageiros criada no município há cerca de 25 anos marcou época, tendo sido uma das primeiras cidades do Brasil a reconhecer e organizar o trabalho dos mototaxistas, que hoje conta com mais de 4 milhões de trabalhadores em atividade em todo o país.

O presidente do sindicato da categoria, João Garcia, o popular “João Mototáxi” e o prefeto José Carlos do Pátio…

Na verdade, a atividade de mototáxi já reuniu mais de 800 trabalhadores há alguns anos atrás aqui na cidade. Todavia,  por conta dos avanços no surgimento e expansão no número de serviço de passageiros por aplicativo, a categoria acabou perdendo espaço e hoje conta com cerca de 580 trabalhadores cadastrados no município, segundo informações repassadas pelo presidente do sindicato da categoria, João Garcia, o popular “João Mototáxi”.

Durante o evento, o representante dos mototaxistas na cidade, apresentou ao prefeito algumas demandas da categoria, como a criação de um aplicativo que possa ordenar a atividade na cidade, criando um atrativo e condições de igualdade na concorrência pela prestação do serviço de mototáxi, e ainda o oferecimento do curso de capacitação que hoje estaria em torno de R$ 300,00 para cada trabalhador.

Os mototaxistas pediram ainda que a Prefeitura e a Câmara Municipal regulem a atividade de transporte de passageiros por aplicativos, que segundo eles (mototaxistas) operam na cidade de forma desigual. “Enquanto os mototaxistas precisam recolher tributos e se qualificar com cursos de capacitação profissional, o mesmo não acontece com os motoristas de aplicativos”, se queixou o presidente João Moto Táxi. Ele ainda cobrou mais fiscalização da prefeitura junto a concorrência.

O prefeito José Carlos do Pátio falou aos presentes e lembrou a sua atuação ainda como vereador na cidade há cerca de 25 anos, quando ajudou a aprovar a criação e regulamentação do Sindicato da Categoria na cidade.

Depois, já como deputado estadual Pátio também ajudou a categoria no quesito de fortalecer o sindicato, evitando a exploração dos trabalhadores por empresas particulares criadas à época para explorar a atividade de mototáxi na cidade e no estado.

Após ouvir as demandas dos trabalhadores, o prefeito se adiantou e externou as ações que a prefeitura já realiza e que podem beneficiar diretamente a categoria de trabalhadores, disponibilizando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, para intermediar a formalização da categoria junto ao INSS, e ainda, intermediar a oferta de linhas de crédito para financiamento e aquisição de motos para os trabalhadores; bem como, discutir com a categoria o oferecimento do curso de capacitação através da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITI), que ainda poderá atender aos mototaxistas no que diz respeito a criação do aplicativo solicitado.

Para tanto,  Pátio solicitou ao presidente João Mototáxi que crie uma comissão de trabalhadores para se reunir com ele (prefeito) e a sua gestão na próxima terça-feira (8) a partir das 16h, onde serão discutidos os mecanismos que serão utilizados para atender as demandas da categoria.

O vice prefeito Aylon Arruda que também esteve prestigiando a solenidade contou que no início da atividade de mototaxista, foi usuário do sistema como passageiro, tendo utilizado muitas vezes o serviço para trabalhar e para deslocamento em algumas atividades de lazer. O vice parabenizou a categoria pela persistência (apesar das adversidades) e se colocou a disposição para auxiliá-los no que for possível.

Durante a entrega simbólica dos coletes refletivos o prefeito José Carlos do Pátio entregou a primeira unidade para a trabalhadora Francisca Gomes dos Santos, colete nº 688. A segunda mulher trabalhadora a receber o colete foi Sônia Gomes de Lima (nº. 496).

Conforme João Mototáxi, dos 580 trabalhadores cadastrados, 532 receberam ou estão aptos a receberem os novos coletes.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *