AÇÃO PARLAMENTAR|: Thiago Silva viabiliza projeto de empreendedorismo e inovação tecnológica para escolas públicas
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Com o objetivo de fomentar o empreendedorismo, inovação e tecnologia nas escolas de Rondonópolis, o deputado Thiago Silva destinou por meio de uma emenda parlamentar o valor de R$ 200 mil, para que centenas de jovens possam ser capacitados pelo Projeto Jovem Inovador (JOIN) do Instituto Tecnológico de Gestão Estratégica e Organização Social Sustentáveis (I-GEOS). A ação, que iniciou em abril, terá a primeira turma na Escola Silvestre Gomes Jardim concluída na próxima terça-feira (6), com a parceria da Diretoria Regional de Educação (DRE), das Secretarias de Educação (Seduc) e de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso (Secitec) e do Laboratório Colaborama.
“Uma das nossas bandeiras na Assembleia Legislativa é trabalhar por mais investimentos na área da ciência e tecnologia. O Projeto Jovem Inovador permitiu que nossos jovens descobrissem a importância da inovação tecnológica no empreendedorismo, onde lançaram as suas propostas para transformá-las em um projeto inovador. A capacitação garantiu a competência técnica ao aluno que é um passo para futuras oportunidades no mercado de trabalho e, até mesmo, montar o seu próprio negócio”, disse o parlamentar.
De acordo com a coordenadora do I-GEOS, Ângela Márcia de Souza, inicialmente foi feito um momento de acolhida e interação com os alunos que foram selecionados com base nas competências deles, sendo que já desenvolviam projetos nas escolas. “Eles puderam formar grupos e viver a experiência dos conceitos de inovação e empreendedorismo, trazendo exemplos da vida prática que fazem sentido para eles transformarem os problemas em soluções e desenvolverem ao longo do projeto”, explica.
Ela salienta que a inovação tem chegado com bastante força no campo social e agradeceu todos os parceiros envolvidos e Thiago Silva por ter destinado recurso de emenda parlamentar que garantiu a aplicação do conhecimento e metodologia nas escolas. “O deputado vê o I-GEOS com bons olhos e a busca na construção do ecossistema de inovação. Formamos grupos e escolhemos uma ideia para trabalhar ao longo do projeto. Quando finalizarmos, fazemos alguns encaminhamentos. Se as ideias forem interessantes, podemos abraçá-las e continuar daqui para frente”, esclarece.
Experiência
A proposta apresentada pelo aluno Wellington Silva da Escola Estadual Silvestre Gomes Jardim, foi sobre combate à fome de pessoas em situação de vulnerabilidade, com o propósito de construir uma empresa que não desperdice comida. Já, a estudante Amanda dos Santos despertou interesse para a causa animal.
O I-GEOS é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) e sem fins lucrativos, com 20 anos de atuação no ramo. Os alunos tiveram a oportunidade de entender técnicas, montar negócios e desenvolver ações inovadoras com base na tecnologia, com auxílio das mentorias, oficinas e imersões.