EDUCAÇÃO|: Thiago Silva propõe a criação de programa para construção de creches para MT
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Com o objetivo de garantir a educação na primeira infância para crianças de baixa renda e, assim, para que possam ter acesso ao ensino de qualidade em creches, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) fez a indicação de n.º 2.614/2023 para a criação de um programa estadual e federal que contribuirá com os municípios na construção de creches. A reivindicação foi apresentada, em sessão plenária, na Casa de Leis e defendida em eventos que tratavam sobre educação, no Tribunal de Contas do Estado (TCE) e no Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT).
“Precisamos garantir o apoio aos nossos municípios, investir na construção de creches e pré-escolas para que não faltem vagas e, assim, garanta o acesso à educação e os direitos sejam mantidos para as nossas crianças com o estudo e a aprendizagem. Temos que garantir a alfabetização e prepará-las na idade certa para não termos contratempos no futuro. Trabalhar com a primeira infância é a base do que prevemos de um futuro promissor ao cidadão e um Estado mais justo, igualitário e de oportunidades”, posicionou o parlamentar.
Ele avalia que o programa vai permitir a redução da desigualdade social e as famílias terão acesso a serviços de cuidados infantis de qualidade desde os primeiros anos de vida. “A criação de um programa estadual e federal é garantir investimentos para que as nossas crianças tenham acesso à uma educação inclusiva e de qualidade, vai incluir políticas públicas, como a modernização e estruturação de creches, programas de nutrição infantil, assistência médica e psicológica, entre outras iniciativas que visem o bem-estar e o desenvolvimento infantil”, esclareceu Thiago.
Outro problema detectado pelo parlamentar é a falta de creches em tempo integral que acaba sendo um impasse para que as mães possam trabalhar. Além da falta de vagas, também temos a necessidade do funcionamento das unidades em tempo integral, cita o deputado. “Resolvendo essa situação em municípios que carecem de creches, vamos contribuir com a empregabilidade, a conciliação entre a vida familiar e profissional, impulsionar o desenvolvimento e a economia local, gerar empregos diretos e indiretos. Então, são vários fatores relacionados com a necessidade da criação deste programa de construção de creches municipais”, reforça.
De acordo com o presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Neurilan Fraga, ainda há muito a se fazer no Estado, pois há muitas crianças fora das creches. “Temos que oportunizar para que todas as crianças estejam dentro de um espaço escolar. Precisamos cobrar também do governo federal recursos financeiros para construção de creches. Temos muitas obras inacabadas. Lugar de crianças é na escola. Quero dar esse grito de alerta”, declarou.
A proposta de Thiago também visa garantir que as instalações das creches sejam projetadas para promover o desenvolvimento cognitivo, emocional, social e físico das crianças. Também, as unidades bem estruturadas podem oferecer programas educacionais que contribuam para a preparação das crianças para a vida escolar, favorecendo seu progresso acadêmico futuro.