|PM IMPEDIU ATAQUE|: Menores são detidos rondando centro educacional infantil com canivete no bolso em MT

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Dois adolescentes foram detidos na manhã desta quinta-feira (20), tentando realizar um ataque ao Centro Municipal de Educação Infantil Pequeno Anjo, que atende crianças do maternal até a pré-escola, em Nova Ubiratã (502 km de Cuiabá).

Conforme informações preliminares da Polícia Militar, a Secretaria de Educação da cidade percebeu que os dois menores estavam rondando a unidade de ensino e prontamente acionaram a PM.

Quando os agentes chegaram no local, encontraram os adolescentes com um canivete no bolso. Os celulares dos dois também foram apreendidos.

A dupla foi detida e encaminhada até a delegacia da cidade.

A Polícia Civil vai apurar o caso.

Nos últimos 13 dias, a Polícia Civil recebeu 400 denúncias relatando mensagens falsas relacionadas a massacres ou presença de armas em escolas de Mato Grosso. Durante as investigações, 44 pessoas foram identificadas e conduzidas à delegacia. Entre elas estão dois adultos, os demais são adolescentes na faixa de 12 a 17 anos, além de duas crianças.

A Polícia Civil alerta que quem cria perfis em redes sociais para divulgar ataques falsos, pode responder por incitação e/ou apologia ao crime, falso alarme e até atos de terrorismo – com pena superior a 30 anos de cadeia.

Efeito Contágio

Conforme o delegado Ruy Guilherme, titular da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), muitas mensagens, montagens de vídeo e fotos são as mesmas que estão circulando em todo o país.

“Os criminosos pegam uma mensagem, foto ou vídeo, fazem alterações para a nossa realidade e compartilham para causar pânico. A ideia de enviar mensagens para o maior número de pessoas está errada, pois causa o efeito contrário, gerando pânico e tumulto”, relatou o delegado.

A orientação para responsáveis por alunos e toda comunidade escolar que receber vídeos, fotos e mensagens de ameaças ou supostos ataques é que comuniquem a polícia imediatamente, ligando para 197 (Polícia Civil) ou enviando os arquivos para o WhatsApp da DRCI (65) 99973-4429.

Denúncias também poder ser feitas nos perfis da Polícia Civil de Mato Grosso (@policiacivil_mt ou @dae_pcmt).

reportermt.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *