|RONDONÓPOLIS|: Thiago Silva cobra e Estado confirma 10 leitos de UTI Pediátrica para a Santa Casa
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O deputado estadual Thiago Silva (MDB) recebeu a confirmação, nesta terça-feira (28), da Secretaria Estadual de Saúde (SES) referente a liberação de recursos no valor de R$ 1.867.645 milhões para subsidiar a contratação de 10 leitos de UTI Pediátrica a serem instaladas na Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis.
O parlamentar se reuniu, em Cuiabá, com a secretária Adjunta de Regulação, Fabiana Bardi, que confirmou ao deputado que o secretário Estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, se compromissou em firmar convênio com a Santa Casa de Rondonópolis com o repasse do investimento, em parcela única, que será utilizado para a compra de equipamentos com a instalação das UTIs Pediátricas. Além disso, o Estado garantiu a implantação de mais 10 UTIs de retaguarda e, também, o custeio para a manutenção dessas novas unidades.
De acordo com o deputado, as instalações das Unidades de Terapia Intensiva deverão desafogar a atual demanda de UTIs pediátricas de Rondonópolis e região sudeste. “Fizemos a cobrança junto ao Estado para garantir esses recursos que tem o objetivo de salvar vidas. Muito nos comoveu o falecimento de crianças no último final de semana e acredito que com este investimento, vamos garantir atendimento digno e humanizado para aquelas famílias que não possuem condições de serem atendidas em unidades particulares”, disse Thiago Silva.
Segundo a secretária Fabiana, hoje 90% das demandas de internações de UTIs pediátricas em todas as regiões do Estado são por conta de síndromes respiratórias gripais. Outro motivo que tem superlotado as unidades de saúde, são os casos de dengue. “Hoje ainda temos 17 crianças que necessitam de UTIs e estamos trabalhando para sanar essa situação emergencial”, explica.
A Secretaria de Estado de Saúde informou que para realizar o pagamento, aguarda o recebimento, nas próximas horas, de um Termo de Compromisso por parte da Prefeitura de Rondonópolis, garantindo o repasse imediato de cerca de R$ 1,8 milhões para a Santa Casa de Misericórdia fazer a aquisição dos equipamentos.
Em seguida, após receber este termo, a Secretaria de Estado de Saúde irá publicar a portaria para fazer a autorização da destinação do recurso que deverá ser transferido para a Santa Casa. A expectativa é que as novas UTIs pediátricas iniciem o atendimento na próxima semana.