|EDUCAÇÃO SOCIOEMOCIONAL|: Thiago Silva ministra palestra sobre saúde mental para mais de 500 alunos de Rondonópolis
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Em atendimento à Lei de n.º 11.867/2022 que estabelece a “Semana Dedicada à Saúde Mental” nas escolas de educação básica de Mato Grosso, o presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e deputado estadual Thiago Silva (MDB) ministrou palestra educativa sobre a temática, para mais de 500 alunos e professores. A ação ocorreu na Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva de Rondonópolis.
“Uma manhã muito especial, onde falamos sobre a importância da nossa lei que foi criada para abordar nas escolas públicas de Mato Grosso, as causas, cuidados e principais doenças psíquicas que afligem a saúde mental da nossa sociedade e, em especial, da nossa juventude. Infelizmente, nestes últimos anos, tem se agravado muito essa situação em nosso Estado. E, através da escola, esse local acolhedor, podemos promover esse debate para todos os nossos alunos e professores”, informou o parlamentar.
Para o professor da instituição de ensino, Pedro Aparecido Barreto de Melo, foi bastante proveitosa a presença e a palestra realizada pelo Thiago Silva. “Realmente, você sabe que as comunidades periféricas de Rondonópolis, são específicas. E quando temos um deputado que pode olhar com carinho e atenção para as comunidades e as escolas que são mais afastadas, isso é um diferencial para a gente”, disse.
A aluna Ester Carvalho que é vice-presidente do Grêmio Estudantil Geração Consciente da Escola, ficou muito feliz de receber o deputado na unidade escolar e trabalhar um assunto tão importante que gera o conhecimento para a comunidade. “Como estudante, estou muito alegre pelo deputado ter vindo aqui. Cada aluno tem alguma dificuldade e o projeto de saúde mental foi bem-vindo. Isso é maravilhoso para nós”, posicionou.
De acordo com Thiago Silva, essa oportunidade permitiu que levantasse algumas reivindicações feitas pelos professores e se comprometeu a articular junto ao secretário de Educação de Mato Grosso (Seduc), Alan Porto, para as devidas providências. “Um dos pedidos foi a necessidade de ampliação de espaços na escola e vamos levar à Seduc para melhorar ainda mais a estrutura das escolas e oferecer a qualidade de ensino em nosso Estado aos nossos alunos”, salientou.
Lei – Segundo a Lei da “Semana Dedicada à Saúde Mental” nas escolas públicas de autoria de Thiago Silva, os estabelecimentos de educação deverão realizar atividades extracurriculares para a conscientização e difusão do assunto entre os alunos, tais como palestras, atividades multidisciplinares e oficinas.
O objetivo é prevenir casos de depressão e suicídios nos ambientes escolares e levar a compreensão sobre os sintomas, comportamentos e cuidados a serem tomados.