|EM ALERTA|: Primavera do Leste passa dos 870 casos de dengue; MT tem 20 cidades com alto risco de contágio
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Vinte municípios de Mato Grosso estão classificados como de “alto risco” para o contágio da dengue, conforme boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). Somente este ano, entre 1º de janeiro e 4 de fevereiro, o Estado já registrou 1.393 casos de dengue e uma morte pela doença.
De acordo com o boletim epidemiológico da Saúde, Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá) lidera o ranking com mais registros da doença, apresentando 879 casos.
As outras cidades listadas em alto risco são Barra do Garças (407), Colíder (464), Lucas do Rio Verde (221), Itiquira (136), Poxoréo (112), Nova Xavantina (217), Água Boa (105), Sapezal (88), Pontal do Araguaia (26), São José do Povo (35), Ponte Branca (33), Torixoréu (37), Cotriguaçu (66), Juína (179), Comodoro (148), Rondolândia (23), Marcelândia (39) e Nova Santa Helena (38).
A dengue é perigosa como qualquer outra doença e pode levar à morte, caso não tratada adequadamente ou precocemente. Na semana passada, a SES emitiu um alerta à população para que intensifiquem o combate a dengue, zika e chikungunya durante o período chuvoso.
Segundo o boletim, Mato Grosso registrou ainda em 2023 sete casos prováveis de zika e 244 casos prováveis de chikungunya. Em 2022, houve um aumento de 80% dos casos de dengue em relação ao anterior, saindo de um total de 31.054 para 55.907.
COMBATE
Para evitar a proliferação do mosquito e a formação de criadouros, é necessário inspecionar os ambientes externos e internos de casa, manter a caixa d’água fechada e limpa, cuidar do lixo e dos vasos de plantas, trocar diariamente a água dos recipientes dos pets, colocar água sanitária nos ralos e tampá-los após secar e evitar a exposição de qualquer objeto que concentre água parada.
SINTOMAS
A dengue e chikungunya são transmitidas pelo mesmo mosquito e apresentam sintomas parecidos. Os principais sintomas são febre e náuseas, dor abdominal, exantema (irritação da pele), dor de cabeça, dor retro-orbital (dor ao redor dos olhos) e, principalmente, dor abdominal.
hnt.