|IMPASSE POR VAGA NO LEGISLATIVO|: TSE retira de pauta e não há data para encerrar julgamento que define vaga na AL
DA REDAÇÃO:LEIAMT
O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, determinou a retirada de pauta do julgamento do recurso ordinário que pode alterar a composição de deputados estaduais eleitos para a Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Diante disso, o julgamento, que estava marcado para ser concluído pelo plenário virtual no dia 1º de dezembro, segue sem data para ser encerrado.
Anteriormente, o próprio ministro votou pela procedência do recurso de autoria do PL em conjunto com o deputado estadual e candidato derrotado à reeleição, delegado Claudinei Lopes, para autorizar o registro de candidatura do atual secretário de Governo de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá), Gilberto Mello.
Isso permite elevar a quantia de votos recebida pelo PL para 7.260 mil, alterando o quociente eleitoral e permitindo que o partido fique com a última vaga de eleitos para a Assembleia Legislativa.
Neste cenário, o delegado Claudinei Lopes assume a vaga em substituição a Juca do Guaraná, atual presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, que recebeu 20.723 votos e foi eleito por média.
Nos últimos dias, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, declarou publicamente que o MDB patrocinaria toda a defesa necessária para manter a vaga de Juca do Guaraná.
Graças a uma articulação de bastidores, Gilberto Mello manifestou por escrito que não estaria disposto a recorrer para ter o registro de candidatura validado pela Justiça Eleitoral. Ainda assim, o ministro Ricardo Lewandowski votou em anular a condenação pelo TCU (Tribunal de Contas da União) que motivou o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso a considerá-lo ficha-suja.
hnt.