|EM DISCUSSÃO|: Uso de máscara pode voltar a ser recomendado em Mato Grosso

DA REDAÇÃO:LEIAMT

Mato Grosso pode voltar a recomendar uso de máscara de proteção facial, como forma de reduzir a propagação do coronavírus, em razão do aumento do número de casos registrado em todo o país. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio do Centro de Operações em Emergência em Saúde Pública (COE), fará uma reunião na quinta-feira (24), às 11h, para debater o assunto.

“Houve um aumento significativo agora do quantitativo de positivados. A vacinação realmente muito baixa, a população acho que não está se preocupando. Ainda temos um índice de internação baixo, felizmente, mas isso pode alterar nos próximos dias”, comentou a secretária estadual de Saúde, Kelluby de Oliveira, em entrevista à imprensa nesta terça-feira (22).

Segundo a secretária, o estado chegou a reduzir os leitos de covid nos municípios. Contudo, com a observação do aumento dos casos, a pasta solicitou a permanência dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), principalmente no interior do estado.

“Embora não seja significativo o número de internados, mas sim de procura, de positivos, enfermaria, e aí pedimos a manutenção disso e solicitamos uma reunião de urgência para quinta-feira no COE e possivelmente virá recomendação de volta do uso de máscara, principalmente nas escolas, a permanência de alguns outros leitos de UTI e enfermaria. E temerário, não sabemos o que pode vir”, acrescenta.

Kelluby explica que a parte que cabe ao estado, que é a logística de distribuição das vacinas, está sendo rigorosamente cumprida. Inclusive, antes do aumento de casos, ela conta que a SES fez uma notificação a cada um dos 141 municípios mato-grossenses solicitando reforço nas campanhas de vacinação.

“Mas, infelizmente, não teve muito êxito. A proposta agora, a gente vai passar isso no COE na quinta-feira, é novamente notificar todos os municípios para que a gente tenha esse apoio, porque o estado sozinho infelizmente não tem conseguido”.

Recomendação do Ministério da Saúde

No dia 12 deste mês, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica alertando estados e municípios sobre o aumento do número de casos da doença no país e reforçando a necessidade uso de máscaras. No documento, a pasta cita a circulação da subvariante da ômicron BQ.1 e defende, além do uso de máscaras, o reforço da higienização frequente das mãos com álcool 70% ou água e sabão.

leiagora.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *