|EM RONDONÓPOLIS|: Casos de Covid permanecem estáveis
DA REDAÇÃO:LEIAMT
Enquanto em várias cidades do Brasil e também de Mato Grosso são registrados aumentos significativos no número de infectados com a Covid-19, em Rondonópolis, dados do boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde indicam que há estabilidade no registro de novos casos da doença.
Contudo, o Município ampliou a vacinação, disponibilizando a aplicação de mais uma dose de reforço para quem já tomou a quarta dose da vacina contra a Covid-19 como forma de prevenção. O Ministério da Saúde também recomendou o uso de máscara à população para evitar uma disparada no número de infecções.
Entre os dias 4 e 11 de novembro, foram registrados 23 novos casos da doença na cidade, média de 3,2 casos por dia, enquanto que entre 11 e 18 de novembro, o número de novos casos confirmados foi de 26, ou seja, média de 3,7 casos por dia. Em Rondonópolis, também não há nenhum paciente internado pela doença.
Apesar dos números mostrarem estabilidade da pandemia em Rondonópolis, o aumento de 70% nos casos confirmados no Brasil no período causa preocupação e por isso, como forma de prevenção, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou nesta sexta-feira (18) a disponibilização de mais uma dose de reforço para maiores de 18 anos.
A Secretaria de Saúde orientou que quem tem mais de 18 anos e já tomou a quarta dose da vacina poderá receber mais um reforço, desde que a quarta dose tenha sido tomada há, pelo menos, quatro meses.
Também estarão disponíveis doses de reforço para quem tomou três doses, duas doses e vacina para quem ainda não se imunizou contra a Covid-19. O tempo a ser observado entre uma dose de reforço e outra é de quatro meses. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde.
O superintendente da Vigilância em Saúde do Município, Paulo Padim, reforçou a importância da vacinação e convocou quem ainda não se imunizou a procurar um posto de saúde e se vacinar. Quem não tomou as doses de reforço também estão sendo chamados para receberem a vacina.
Além das doses de reforço, estão disponíveis em todos os postos de saúde vacinas para adolescentes entre 12 e 17 anos, primeira dose, segunda dose e uma dose de reforço, e, para crianças de 5 a 11 anos, primeira e segunda doses.
Na Policlínica Central, nos centros de saúde Conjunto São José e Nossa Senhora do Amparo e nos ESFs Vila Olinda, Mathias Neves, Iguaçu, Atlântico e Alfredo de Castro está disponível a segunda dose da vacina Coronavac para crianças de 3 e 4 anos.
atribunamt.